Topo

Copa 2018

Ex-técnico da Argentina diz que Messi é um "ET, mas lhe falta liderança"

Alfio Basilio, técnico da Argentina, comanda o time nas eliminatórias para a Copa de 2010 - Reuters
Alfio Basilio, técnico da Argentina, comanda o time nas eliminatórias para a Copa de 2010 Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/05/2018 13h12

Analisando as chances da Argentina na Copa da Rússia, o ex-treinador da seleção Alfio Basile disse que Lionel Messi “é um extraterrestre, um goleador incrível, mas lhe falta liderança.”

Em entrevista divulgada pela TV Infobae, Basile, que treinou a Argentina entre 1991 e 1994 e depois entre 2006 e 2008, se mostrou preocupado com uma suposta falta de referência na seleção.

“Sempre tem que haver um ou dois caudillos [líderes] no elenco. Por personalidade, não por qualidade de jogo. Há líderes de vestiário que unem sem ter 50% da qualidade do melhor. Hoje Messi é um extraterrestre, um goleador incrível, mas não tem liderança”, disse ele, que levantou quatro títulos quando comandou a seleção, e esteve à frente dela no Mundial dos EUA.

“O único caudillo poderia ser o [Nicolás] Otamendi, mas não o conheço. Quando o vejo jogar no [Manchester] City sinto que tem presença e ordem. Mascherano também, mas não sei se jogará [na Rússia]”, disse Basile, de 74 anos.

Ele ainda comparou o atual camisa 10 argentino com Diego Maradona. Basile se orgulha de ter sido o único treinador a dirigir os dois. “Messi é mais atacante que Diego, e Diego era quem conduzia a equipe. Era um estrategista bárbaro. Messi, quando não tem a bola, anda caminhando, mas quando a recebe de costas e encara os rivais, eles se borram de medo.”

O ex-técnico afirmou que a única chance que a Argentina tem de sair da Rússia com o troféu é se Messi estiver bem: “Que o 10 não fique resfriado nunca, que não vomite, que não fique mal, porque ele é a única chance que temos de ganhar. Primeiro tem que passar da zona de classificação, tem que ir passo a passo porque também estão Brasil, Alemanha, Espanha, França e Bélgica que podem ser campeões.” 

Copa 2018