Topo

Copa 2018

Sabe aquelas invasões à Granja que marcaram 2014? Com Tite será diferente

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

19/05/2018 04h00

Funkeiras virando madrugada na mata para ver Neymar, crianças chorando por um autógrafo, humoristas nos treinos e invasões de campo constantes em busca de um autógrafo ou uma selfie. Não faltou movimentação fora das quatro linhas durante a preparação da seleção para a Copa de 2014, na Granja Comary. Com mais de mil pessoas por dia acompanhando as atividades do então treinador Luiz Felipe Scolari, o período foi considerado muito tumultuado. Segundo a CBF, no entanto, tal ambiente não irá se repetir nos trabalhos rumo ao Mundial da Rússia.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Preocupado com um possível cenário de confusão na próxima semana, nos seis dias de treino de Tite e seu grupo em Teresópolis, o estafe da seleção optou por restringir o acesso de populares à área da Granja.

Se em 2014 o condomínio vizinho ao centro de treinamento questionava a presença de um tapume que impedia a visão do campo, a situação agora é outra. Os moradores do “Jardim Comary” indicaram à confederação a intenção de erguer o “muro” provisório no local – grade a menos de três metros de um dos campos – e impedir a confusão da última Copa.

Com isso, apenas jornalistas credenciados e pessoas indicadas pela CBF terão acesso ao local, conseguindo ver os treinos e se aproximar do grupo. Com dois bloqueios de seguranças na porta do condomínio, as invasões não devem se repetir.

Torcida longe, patrocinadores perto

Tapumes foram instalados ao redor de um dos campos da Granja Comary - Pedro Ivo Almeida/UOL - Pedro Ivo Almeida/UOL
Tapumes impedem visão a partir de condomínio e reduzirão movimento no local
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Para evitar qualquer sensação de antipatia com a torcida, Tite e a comissão técnica pretendem liberar o acesso de alguns moradores do condomínio em um dia de treino, mais para o fim da semana. Tudo, porém, rigorosamente controlado e com vagas limitadas.

Se os torcedores ficarão longe, os patrocinadores terão mais sorte. A ideia da CBF é que aproximadamente cem representantes de empresas parceiras acompanhem os treinos diariamente. No total, a confederação tem 12 apoiadores comerciais.

O acesso do grupo, no entanto, será restrito. Eles acompanharão as atividades em uma arquibancada isolada e terão acesso aos jogadores apenas por alguns minutos, após o treino. Não haverá qualquer autorização para livre circulação na Granja Comary.

A seleção se apresenta em Teresópolis na próxima segunda-feira (21). Lá, treinará até o sábado (26) na primeira fase de preparação para a Copa do Mundo. O grupo embarca para a Londres do domingo (27). No dia 3, o Brasil encara a Croácia, em Liverpool, no primeiro amistoso deste período pré-Mundial. A equipe ainda encara a Áustria, no dia 10, em Viena, antes do embarque definitivo para Sochi. A estreia na Rússia será no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça.

Copa 2018