Topo

Copa 2018

Seleção brasileira se apresenta a Tite com pelo menos 18 campeões

Fernandinho, Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus, do Manchester City, posam com o troféu do Campeonato Inglês - Michael Regan/Getty Images
Fernandinho, Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus, do Manchester City, posam com o troféu do Campeonato Inglês Imagem: Michael Regan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 04h00

Com exceção dos envolvidos na final da Liga dos Campeões, os jogadores convocados por Tite para a Copa do Mundo se apresentam ao técnico nesta segunda-feira (21) na Granja Comary. O grupo chega a Teresópolis credenciada por campanhas vencedoras – entre os 23 jogadores relacionados, ao menos 18 deles venceram um ou mais títulos na última temporada.

Os jogadores com mais títulos vêm do PSG. Os zagueiros Marquinhos e o Thiago Silva e o atacante Neymar participaram das conquistas do Campeonato Francês, da Copa da Liga Francesa e da Copa da França na temporada 2017/2018.

O cenário de dominação nacional aconteceu com mais três clubes que contaram com brasileiros selecionáveis. É o caso, por exemplo, do Barcelona, que conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei com ajuda do volante Paulinho e do meia Philippe Coutinho.

O mesmo aconteceu com a Juventus. Com grande participação do meia Douglas Costa na reta final da temporada, o clube conquistou os títulos do Campeonato Italiano e da Copa da Itália.

Por fim, o volante Fred e o atacante Taison também dominaram os títulos disputados em seu país. A serviço do Shakhtar Donetsk, a dupla conquistou o Campeonato Ucraniano e a Copa da Ucrânia na temporada 2017/2018.

Quatro jogadores que chegam da Inglaterra também conquistaram dois títulos na temporada. A serviço do Manchester City, o goleiro Ederson, o lateral-direito Danilo, o volante Fernandinho e o centroavante Gabriel Jesus venceram o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa.

O cenário só não foi de domínio nacional porque o City não venceu a Copa da Inglaterra. O campeão da edição de 2017/2018 do torneio foi o Chelsea, que conta com o meia Willian em suas fileiras.

Dois dos atuais campeões nacionais da seleção vêm do Brasil. O goleiro Cássio e o lateral-direito Fagner, do Corinthians, se apresentam a Tite como detentores do título das últimas edições do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro.

Também tem origem no futebol brasileiro um dos campeões continentais que Tite terá a seu serviço. É o caso de Pedro Geromel, que chega após vencer a última edição do Campeonato Gaúcho e da Copa Libertadores da América a serviço do Grêmio.

Outro campeão continental que Tite terá a seu serviço é Filipe Luís. O lateral-esquerdo participou da campanha que rendeu ao Atlético de Madri a conquista da última edição da Liga Europa.

Uma última final continental vai decidir a quantidade de jogadores que se apresentarão à seleção como campeões. Se o Liverpool de Roberto Firmino vencer a Liga dos Campeões no sábado, o número chega a 19. Caso o Real Madrid de Marcelo e Casemiro fique com o título, a quantidade sobe para 20.

Os únicos jogadores convocados por Tite que não têm chances de título antes da Copa são Alisson, goleiro da Roma, Miranda, zagueiro da Internazionale de Milão e Renato Augusto, meia do Beijing Guoan.

Mesmo entre os jogadores que compõem a lista reserva, a quantidade de campeões pode ser destacada. O técnico Tite confirmou que Dedé, vencedor das últimas edições do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil a serviço do Cruzeiro, está na relação.

O UOL Esporte apurou a presença de outros cinco jogadores na lista reserva. Dois deles vêm de campanhas com títulos: o lateral-direito Rafinha, vencedor do Campeonato Alemão pelo Bayern, e o volante Arthur, vencedor do Campeonato Gaúcho e da Libertadores pelo Grêmio.

Os três jogadores da lista reserva que não vêm de campanhas com título são o goleiro Neto, do Valencia, o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, e o meia Giuliano, do Fenerbahce. 

Copa 2018