Topo

Copa 2018

CBF perde prazo, bate cabeça e pode desfalcar times na rodada do BR

Edu Gaspar gesticula durante entrevista coletiva na Granja Comary - Pedro Martins / MoWA Press
Edu Gaspar gesticula durante entrevista coletiva na Granja Comary
Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Danilo Lavieri, Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Pedro Lopes

Do UOL, em Teresópolis (RJ) e São Paulo

23/05/2018 20h59

A CBF vive um impasse no início da preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. Não exatamente na Granja Comary, local de treino dos 23 convocados por Tite, mas em trocas de e-mails com Fifa, clubes brasileiros e seu departamento jurídico. Confusa, a confederação ainda não tem clareza sobre o artigo do regulamento geral do Mundial que impede jogadores presentes à lista de 35 relacionados de atuarem a partir do dia 21 de maio.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Com isso, pode desfalcar mais times na rodada do próximo final de semana do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (23), Dudu, do Palmeiras, já deixou de defender seu time em duelo contra o América-MG na Copa do Brasil.

Além disso, a Confederação perderá o sigilo na lista de 12 suplentes enviada à Fifa.

No dia 10 de janeiro de 2017, em uma reunião do conselho da Fifa, ficou decidido que a data limite de atuação para presentes à lista de 35 convocados seria 20 de maio de 2018 – respeitando um período de descanso pré-Copa. Na circular datada de 30 de março daquele ano que informava tal decisão, foi concedido um prazo para pedidos de exceção de confederações e federações. A Conmebol, dentro do prazo, solicitou liberação para jogos de seus torneios até 27 de maio de 2018. Uma nova notificação sobre o assunto foi enviada em maio de 2017. A CBF não fez qualquer pedido em ambas as ocasiões.

No último dia 14, após Tite divulgar os 23 nomes, a confederação ficou em dúvida sobre a regra que impedia jogadores convocados em campo a partir desta semana e consultou a Fifa. Sem prazo, sem informações e confusa no assunto, ainda não recebeu qualquer resposta. E resolveu comunicar os clubes com atletas convocados – caso de Dudu nesta quarta.

Por ora, a CBF informou que não entrará em contato com outros clubes que tenham mais convocados pois acredita em uma resolução junto à Fifa até o final desta semana. Caso não consiga o aval, a direção jurídica da entidade entrará em contato com os times, rompendo o sigilo de Tite e comissão técnica.

Outro clube prejudicado será o Cruzeiro, que tem o zagueiro Dedé entre os 12 suplentes na lista geral de 35.

Questionado sobre o assunto na última segunda-feira, o coordenador de seleções tentou minimizar o problema.

“Pelo regulamento, precisamos mandar de 30 a 35 nomes. O regulamento nos dá a prerrogativa de enviar a lista final até o dia 4. Eu tenho direito de antecipar e derrubo automaticamente a lista de 35 atletas. Aí surgiu preocupação, se alguém se machucar. Qualquer atleta que venha a ter qualquer tipo de problema, não preciso estar vinculado aos de 35. O Tite pode convocar qualquer jogador até 24 horas antes do jogo. A lista final, quando você coloca no sistema da Fifa, automaticamente derruba (os 12 suplentes). Para chancelar, já enviamos e agora estamos esperando a resposta. Conversamos com os membros da CBF e agora vamos esperar o comunicado. E creio que possa vir algo bem positivo”, disse Edu.

O coordenador, porém, foi desmentido pela diretoria jurídica, que não viu o caso solucionado e optou pela precaução. A Fifa ainda não deu o aval após o recebimento da lista final citada por Edu e gerou a dúvida para uma confederação que demonstra não ter domínio do caso.

Copa 2018