Topo

Copa 2018

Seleção segue trabalho físico de "limpeza" e só leva 11 jogadores a campo

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Teresópolis

23/05/2018 16h30Atualizada em 23/05/2018 18h59

A primeira semana para a seleção brasileira em Teresópolis segue uma rotina que a comissão técnica de Tite define como "limpeza". Nesta quarta-feira (23), esse processo para colocar atletas de clubes, ligas e condições diferentes em um patamar físico similar avançou com um treinamento físico na Granja Comary. Apenas 11 dos 20 jogadores presentes foram a campo nesta tarde. 

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Cássio, Ederson, Alisson, Neymar, Fred, Geromel, Danilo, Gabriel Jesus, Taison, Filipe Luís e Fernandinho estavam no grupo selecionado para um trabalho mais forte em relação aos demais, com corridas, piques e mudanças bruscas de direção.

Inicialmente, Renato Augusto também iria para o gramado, mas teve a sua programação alterada. Ele ficou apenas na sala de musculação, segundo informou a assessoria de imprensa da CBF.

Os outros atletas foram divididos da seguinte forma: Douglas Costa e Fagner, em recuperação de lesões, fizeram fisioterapia, enquanto outros seis trabalharam internamente no Centro de Excelência. São eles: Marquinhos, Thiago Silva, Miranda, Paulinho, Coutinho e Willian.

"Tivemos uma bateria de exames para identificar o grau de desgaste dos atletas. A maioria participou de jogos nas últimas semanas antes da apresentação. Nosso cuidado foi de, através dos testes, identificar quem mais jogou e quantificar desequilíbrios musculares, perdas e diminuições de utilização da musculatura e perda metabólica grande que precise ser recuperada", explicou o fisiologista Luiz Crescente. 

"Já sabemos quem precisa de um cuidado maior. A programação vai ser com relação à diminuição em treinamentos nos primeiros dias, com a alimentação e com o sono. O objetivo é fazer com que esses atletas que mostram desgaste maior nos exames sejam melhor cuidados e façam o trabalho que chamamos de 'limpeza', para que se recuperem melhor. A partir da semana que vem, esperamos ter todos normalmente nos trabalhos", concluiu Crescente. 

O preparador físico Fábio Mahseredjian também explicou esse processo chamado de "limpeza". "Recebemos todos os dados dos atletas de grandes clubes europeus, assim como os demais. Os dados do último mês de clubes de origem nos ajudaram a quantificar as cargas de trabalho para a primeira semana para, na próxima, todos realizarem as mesmas cargas de trabalho", explicou sobre o próximo período em Londres, a partir de segunda-feira.

Na capital inglesa, vale lembrar, Roberto Firmino, Casemiro e Marcelo se integram ao grupo dois dias após a final da Liga dos Campeões entre Liverpool e Real Madrid, que será disputada no sábado, em Kiev, na Ucrânia. 

Entre aqueles que precisam de um ritmo mais forte, especificou Mahseredjian, está o quarteto campeão inglês. "O último mês no City foi de carga de treinos muito mais baixa porque eles foram campeões. Recebemos esses dados do City, e agradeço ao coordenador de performance que me mandou toda a carga deles no último mês. Ele me relatou que baixaram a carga no último mês. Por isso, a importância deles virem a campo. Estamos individualizando cargas de trabalho. Hoje vocês vão observar que alguns vão descer e outros não para complementos por causa da carga para eles no último mês".

Copa 2018