Topo

Copa 2018

Marcos defende Alisson e diz estar abaixo de Taffarel: "o melhor foi ele"

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

26/05/2018 04h00

Último goleiro campeão do mundo com a seleção brasileira, Marcos vai ver a Copa de 2018 do sofá. Do conforto de casa, o titular do penta vai acompanhar a performance de Alisson, que, aos 25 anos, vai estrear em Mundiais da Fifa – em condição parecida com a da experiência única do ídolo palmeirense.  

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Campeão em 2002 como um novato em Copas, Marcos diz acreditar que o status de estreante não influenciará no desempenho do goleiro escolhido por Tite para esta edição do torneio.

"Acredito que ele já tenha uma certa experiência com a camisa da seleção. Eu joguei 29 jogos com a camisa da seleção. Quando eu cheguei na Copa do Mundo, a minha experiência era mínima. Isso aí não quer dizer muita coisa. Não quer dizer que você chega lá 'experientão', que vai fazer uma Copa sensacional, ou você chegue inexperiente e não vá fazer uma boa Copa do Mundo. Acredito muito no potencial dele, sempre foi destaque aqui, lá fora também está arrebentando", comentou Marcos em entrevista ao UOL.

Na conversa, Marcos também comentou a respeito do elogio que recebeu de Taffarel ao longo desta semana. O herói do tetra, que atualmente trabalha na comissão técnica de Tite, afirmou que o ex-palmeirense foi o melhor goleiro da seleção brasileira na história das Copas. O titular do penta agradeceu a menção do antecessor, mas respeitosamente disse discordar.

Alisson e Taffarel trabalham para a Copa do Mundo de 2018 - Reprodução - Reprodução
Alisson com Taffarel na seleção
Imagem: Reprodução

"Achei que o Taffarel foi muito humilde. Toda a minha geração de goleiros... eu, o Dida, Rogério, Julio Cesar e outros da época, a gente sempre colocava o Taffarel como o goleiro que a gente queria ser. Goleiro de seleção olímpica, de três Copas. Eu agradeço demais a moral que ele me deu, mas não concordo. A história do Taffarel na seleção foi muito maior que a minha. Agradeço o elogio, mas devolvo, porque o melhor goleiro que o Brasil teve em Copas foi ele, com certeza", comentou o ex-jogador da seleção.

Apesar do protagonismo da dupla ofensiva Ronaldo-Rivaldo, Marcos conseguiu ser uma das caras do penta da seleção na Copa de Coreia do Sul e Japão. O ex-jogador teve atuações marcantes ao longo do torneio em 2002, principalmente no duelo com a Bélgica nas oitavas e na decisão diante da Alemanha. Mesmo assim, o alemão Oliver Kahn acabou eleito o melhor goleiro daquele Mundial.

"Eu acredito que ele tenha sido o melhor goleiro da Copa do Mundo. Porque a Alemanha era um time bem defensivo, se garantia muito no Kahn. Ganhava no mínimo do placar, e o Kahn fazendo partidas excepcionais. O melhor goleiro da Copa ele pode ter sido, mas o melhor jogador da Copa pode colocar entre Ronaldo e Rivaldo, que eles arrebentaram", opinou Marcos.

Marcos é embaixador de programação do History Channel

Marcos atua como embaixador da programação do History Channel especial de Copa do Mundo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Com o pentacampeão Marcos na figura de embaixador para o Brasil, o History Channel dedicará 14 dias de sua programação exclusivamente ao "esquenta" da Copa do Mundo. De 28 de maio a 10 de junho, a emissora de TV fechada exibirá um pacote de mais de 50 horas de produções originais focadas na competição da Fifa, com a grade totalmente tomada pelo tema futebol.

Entre os destaques, um programa especial chamado de "Duelo de Craques", que vai discutir um dos antagonismos mais clássicos do futebol: quem foi melhor, Pelé ou Maradona? A programação ainda traz um conteúdo especial sobre a história do Maracanã, um filme biográfico sobre Lionel Messi, com depoimentos de estrelas internacionais do esporte, entre mais atrações. 

"O pessoal, sempre que fala de Copa do Mundo, vem com essa história de Pelé x Maradona, quem foi melhor. E no History vamos ver, no 'Duelo de Craques'. O pessoal vai explicar quem foi melhor. Eu não assisti, mas eu imagino quem deva ter sido", afirmou Marcos. 

Copa 2018