Topo

Mágica de Marcelo, Neymar de peito... Brasil 'freestyle' esbanja habilidade

O lateral Marcelo em treino da seleção brasileira, em Sochi - Pedro Martins / MoWA Press
O lateral Marcelo em treino da seleção brasileira, em Sochi
Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 17h00

Os períodos de descontração dos treinos, como a roda de bobinho, costumam ser os momentos em que os jogadores de futebol mostram suas habilidades de forma mais espontânea. Quem acompanha pelas redes sociais o dia a dia da seleção brasileira em Sochi, na preparação para a Copa do Mundo da Rússia, deve ter reparado que vídeos com lances de efeito viraram publicações frequentes no Twitter nos últimos dias. Seja uma defesa impressionante de Alisson ou uma "mágica" de Marcelo, tudo vira material para valorizar a qualidade técnica dos convocados.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

E não são lances quaisquer. No quesito "freestyle" - o futebol de rua, em que uma sequência de dribles tem o valor de um gol -, Neymar e Marcelo são os que mais impressionam.

A jogada do lateral-esquerdo do Real Madrid, publicada na última quinta-feira (14), em que dá um chapéu nele mesmo, se é que essa seja a melhor forma de descrever o lance, rodou o mundo e gerou quase 10 mil curtidas e mais de 3,7 mil compartilhamentos, até a tarde desta sexta (15), no Twitter. Confira:

Outra jogada do defensor que também fez sucesso foram os passes de letra durante um bobinho, em que tocar rápido na bola era o principal desafio:

Marcelo também aproveita as rodinhas dos treinos da seleção para testar o reflexo dos companheiros, como nesse passe de voleio:

Em outro lance que deixou até os companheiros de seleção brasileira boquiabertos, Neymar posiciona o corpo à esquerda para dar um toque de ombro, mas toca a bola para o lado oposto. Só vendo para acreditar.

Como a comissão técnica da seleção tem optado pelo acesso restrito aos treinamentos, abrindo os portões aos torcedores na Rússia apenas nas atividades obrigatoriamente abertas por determinação da Fifa, as plataformas digitais acabam virando a opção mais eficiente para diminuir a distância entre os fãs e jogadores.

Defesa também proporciona lances bonitos

Não são apenas os jogadores com notória habilidade que acabam prestigiados pelo perfil oficial da CBF no Twitter. O setor defensivo da seleção brasileira também tem o valor reconhecido quando algum lance de treino impressiona. O zagueiro Thiago Silva virou personagem ao evitar esse gol de Roberto Firmino.

Já o goleiro Alisson mostrou que está com o reflexo apurado para a Copa do Mundo em dois momentos distintos dos treinamentos:

E o que dizer desse lançamento do volante Casemiro, com precisão infalível para Willian dominar no peito com categoria?

Até o Canarinho Pistola entrou na brincadeira. Proibido de ir aos jogos pela Fifa, a mascote da CBF deu um passeio pelas ruas de Sochi e tirou onda com Zabivaka, o lobo símbolo da Copa da Rússia: