Topo

"Sem desespero", Tite tenta tirar peso de obrigação de vitória em estreia

Tite, durante entrevista coletiva - REUTERS/Marko Djurica
Tite, durante entrevista coletiva Imagem: REUTERS/Marko Djurica

Daniel Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Rostov-on-Don (RUS)

16/06/2018 13h35

Na véspera da estreia do Brasil na Copa do Mundo, Tite tentou mostrar tranquilidade. Durante entrevista coletiva neste sábado (16), em Rostov-on-Don (Rússia), o treinador da seleção tirou o peso da obrigação de uma vitória a qualquer custo diante da Suíça, às 15h (de Brasília), no primeiro jogo da seleção no Mundial.

- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
- O hexa vem dessa vez? O que os videntes preveem para o Brasil no Mundial?
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

“Eu conversei com o pessoal do CPA [Centro de Pesquisa e Análise da seleção] e esses três jogos têm uma característica diferente. Ele [o CPA] trouxe a pontuação da primeira fase. E essa primeira fase é diferente do restante da competição. Há um ano, eu pensava: tem que ganhar o primeiro jogo. Agora, tem que ter é um grande desempenho”, ressaltou.

A partir do levantamento realizado pelos auxiliares, Tite mostrou que um tropeço na primeira partida não representaria um sinal de desespero.

“Com nove pontos, todas as equipes classificaram. Com sete, todas classificaram nos últimos cinco torneios. Com seis pontos, todas classificaram. E com cinco pontos, todas classificaram também [nas últimas edições]. E isso passa que a gente não precisa ter desespero. Sem desespero. É diferente de um jogo só. Claro que tem a necessidade de resultado. Claro que queremos vencer, ter um desempenho alto, mas há uma característica diferente da competição. Os números mostram a interpretação dos primeiros jogos”, argumentou o treinador.