Topo

Suíça

Herói suíço recusou convocação para se casar em hotel da prisão de Marin

Steven Zuber comemora gol da Suíça diante do Brasil em jogo pela Copa do Mundo de 2018 - Kevin C. Cox/Getty Images
Steven Zuber comemora gol da Suíça diante do Brasil em jogo pela Copa do Mundo de 2018 Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

17/06/2018 21h00

O que vale mais a um jogador de futebol? Representar sua seleção ou um casamento com o seu amor de adolescência? O causo possui certas semelhances com a história de Philippe Coutinho e sua esposa Aine, juntos há 11 anos. Mas na verdade, a trajetória faz parte da vida do outro jogador fez gol no empate do Brasil por 1 a 1 com a Suíça pela Copa do Mundo.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual


Por mais que tenha feito sua estreia pela Suíça apenas em março no ano passado, o meia Steven Zuber poderia ter atuado com a camisa de sua seleção dois anos antes, mas recusou a convocação do técnico Vladimir Petkovic para os amistosos contra Espanha e Japão no início de junho de 2015 para não ter de remarcar o casamento com a modelo Mirjana Vasovic.

A importante data na vida pessoal de Zuber aconteceu no mesmo dia e lugar de um momento histórico para o futebol brasileiro. O meia do Hoffenheim festejou o matrimônio com a candidata a miss Suíça de 2014 no Hotel Baur au Lac, em Zurique, em 27 de maio de 2015. Durante a madrugada de núpcias do carrasco brasileiro, o ex-presidente da CBF José Maria Marin acabara de ser preso com outras seis pessoas dois dias antes das eleições presidenciais na Fifa. A detenção foi realizada pelo FBI e suspeitos foram extraditados aos EUA acusados de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades.

Marin - Brendan McDermid/Reuters - Brendan McDermid/Reuters
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Mesmo com uma história indiretamente ligada ao futebol brasileiro, o autor do polêmico gol de empate contra o Brasil neste domingo (17), ainda luta para conseguir mais espaço e prestígio em sua seleção e no futebol da Alemanha. 

Nascido em criado em Zurique, em agosto de 1991, o meia começou a se destacar nas categorias de base do Winterthur, onde foi companheiro de Admir Mehmedi e Pajtim Kasami, jogadores com passagens pela seleção e que não foram convocados por Petkovic ao Mundial deste ano.

Início promissor

Após quatro anos, Zuber foi contratado pelo Grasshopper, onde terminou sua formação e iniciou sua carreira de jogador profissional, em 2008. Mesmo tendo conquistado apenas uma Copa da Suíça pelo clube mais vezes foi campeão nacional (27 Campeonatos Suíços), o meia joga com a camisa da seleção desde as categorias sub-17 e inclusive chegou a disputar a Olimpíada de 2012. Entretanto, o camisa 14 pouco fez pela equipe que ficou na lanterna do Grupo B ao perder para México e Coreia do Sul, e empatar com o Gabão.

Jovem e um dos principais atletas do futebol local, o jogador deixou o Grasshopper em 2013, quando foi contratado pelo CSKA por cerca de 3 milhões de euros. Depois de um início promissor na equipe de Moscou, o meia perdeu espaço no time que ganhou o Campeonato Russo, e foi vendido por 4 milhões de euros em 2014, ao Hoffenheim, um ano depois.

Versátil e usado como lateral no futebol alemão, Zuber é um dos jogadores reservas mais utilizados pelo técnico Julian Nagelsmann quando a equipe precisa ter o seu lado esquerdo reforçado. Mesmo sem tanto espaço, o atleta já fez 7 gols em 86 partidas e ajudou o Hoffenheim a se classificar para a primeira Liga dos Campeões de sua história nesta temporada.

Casamento e prisão de Marin

Seu estilo de jogo fez com que Vladimir Petkovic o levasse a seleção em 2015. Entretanto, o sonho de atuar pela seleção foi interrompido ao próprio jogador se recusar a atender ao chamado para se casar com Mirjana.

Namorados desde 2008, Steven e Mirjana fizeram uma grande festa para amigos no Hotel Baur au Lac. O que eles não sabiam é que poucas horas depois do fim da celebração, o local seria palco de um grande escândalo de corrupção, envolvendo um dos nomes mais importantes da CBF nos últimos anos. Recentemente, José Maria Marin foi condenado por seis crimes no esquema de corrupção chamado de FifaGate.

Just married?? #mamasliebling #greatfeelings

A post shared by steven zuber (@stevenzauber)

on

"Nós não notamos nada, só depois vimos a movimentação a mídia", chegou a dizer a então noiva ao site SI online. "Nós deixamos a festa por volta das 4h", explicou a mulher de Zuber, que passou a noite de núpcias com o marido no mesmo local.

Depois de ficar fora da seleção que disputou a Eurocopa em 2016, Zuber voltou a ser convocado em 2017 por Petkovic. Já casado, o meia conseguiu focar nos treinamentos e se destacou pela meia esquerda. Sem a concorrência do ex-companheiro Mehmedi, cortado por lesão, o jogador do Hoffenheim ganhou a titularidade da equipe. Seu gol contra o Brasil foi o quarto com a camisa da seleção em 14 jogos.

Suíça