Topo

CBF prepara reclamação na Fifa e questiona protocolo do VAR em estreia

Neymar e Miranda reclamam com a arbitragem após o gol da Suíça em confronto do Grupo E - Buda Mendes/Getty Images
Neymar e Miranda reclamam com a arbitragem após o gol da Suíça em confronto do Grupo E Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Sochi (Rússia)

18/06/2018 12h58

A CBF prepara uma reclamação formal à Fifa depois dos lances em Brasil 1 x 1 Suíça, no domingo, em Rostov-on-Don. A entidade, após uma série de reuniões, pretende questionar o protocolo utilizado em relação ao VAR, o árbitro de vídeo.  

- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
- O hexa vem dessa vez? O que os videntes preveem para o Brasil no Mundial?
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Nesta segunda, na volta a Sochi, a CBF se reuniu com o futuro presidente Rogério Caboclo para definir procedimentos. Inicialmente, o treinador Tite não gostaria de expandir a discussão sobre arbitragem, principalmente com os jogadores. A entidade quer saber, entretanto, sobre o ocorrido com a equipe de arbitragem liderada pelo mexicano Cesar Ramos. 

O ponto central da reclamação é que, para a CBF, não houve consulta ao árbitro de vídeo em dois lances capitais - possível falta de Zuber em Miranda e possível pênalti em Gabriel Jesus. A cúpula da seleção brasileira entende que as jogadas, duvidosas, mereciam uma consulta ao VAR. O lance do gol suíço, em especial, é interpretado como duvidoso pelos líderes da seleção. 

Uma das dúvidas é sobre como o árbitro principal teria recebido comunicação de que ambos os lances não tinham nenhuma infração. À beira do gramado no momento das jogadas, a comissão técnica brasileira foi avisada que as jogadas estavam sob verificação. 

Como o UOL Esporte mostrou mais cedo, a participação da arbitragem foi aprovada pela Fifa no jogo do Brasil. Membros da entidade ainda informaram que Cesar Ramos e a equipe de vídeo se comunicaram sobre os dois lances, e nenhuma irregularidade foi constatada.