Topo

Argentina

Jornal diz que "abatimento" de Messi preocupa seleção argentina

Messi lamenta pênalti perdido na estreia da Argentina contra a Islândia - REUTERS/Christian Hartmann
Messi lamenta pênalti perdido na estreia da Argentina contra a Islândia Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 05h55

Lionel Messi demonstrou sinais de abatimento e deixou a seleção argentina e o técnico Jorge Sampaoli em alerta. Pelo menos é isso que publica o "La Nacion", tradicional jornal do país, nesta terça-feira (19).

- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

De acordo com a publicação, o fator psicológico e a instabilidade emocional dos jogadores já são uma antiga preocupação do entorno do grupo, mas Sampaoli encarou o assunto com resignação. "Não posso contratar um psicólogo para cada um", teria dito a um amigo há alguns meses.

Agora, porém, o "La Nacion" afirma que o abatimento afetou Messi em meio ao Mundial e que a fórmula do treinador para combatê-lo - a conversa - pode não ser eficiente.

A publicação lista alguns fatores que fazem crer que o maior craque argentino não está com o moral alto: a declaração assumindo a responsabilidade sozinho pelo empate por 1 a 1 contra a Islândia (em que perdeu um pênalti), o fato de não ter se juntado ao elenco no último domingo numa comemoração do dia dos pais (embora sua família ainda não estivesse na Rússia) e até o fato de o próprio camisa 10 ter se cobrado excessivamente em declarações pré-Copa, quando dizia que "era agora ou nunca".

“Um grau de autoexigência tão alto que um empate incômodo e inesperado, e no fim das contas apenas isso, na primeira rodada da fase de grupos, o desestabilizou. Se havia esperança antes de entrar em campo, houve uma sensação de golpe fulminante depois, ainda que tenha duas possibilidades de imediato”, escreve o "La Nacion", citando a sequência do Grupo D do Mundial.

O jornal acrescenta que o emocional tornou-se prioridade de Sampaoli desde os momentos seguintes ao empate com os islandeses até o duelo contra a Croácia, nesta quinta-feira. Mas não só. O treinador também está preparando mudanças em relação ao time que tropeçou na estreia. "Trocar as teclas corretas para que o capitão se descomprima, por um lado, e por outro armar uma equipe que o potencie", encerra o "La Nacion". 

Argentina