Topo

Copa 2018

Burger King é criticado por pedir que russas engravidem de atletas na Copa

Postagem do Burger King na rede social VK, usada por russos, promete prêmio para russas que engravidarem de jogadores da Copa - Reprodução
Postagem do Burger King na rede social VK, usada por russos, promete prêmio para russas que engravidarem de jogadores da Copa Imagem: Reprodução

Felipe Pereira

Do UOL, em São Petersburgo (Rússia)

20/06/2018 14h16

Depois de ser massacrado com críticas por fazer uma promoção que pedia para as russas engravidarem de jogadores de futebol para melhorar a genética do esporte no país, o Burger King pediu desculpas. Tanto a promoção, quanto as desculpas foram publicadas no Vk, o Facebook da Rússia.

- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
- O hexa vem dessa vez? O que os videntes preveem para o Brasil no Mundial?
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Comentário em russo no post do Burger King - Reprodução - Reprodução
"Seria divertido se alguém ficasse grávida, mas a oferta já acabou", diz um internauta em russo
Imagem: Reprodução

O marketing da rede de restaurantes prometia 3 mil rublos e Whopper, o sanduíche carro chefe da empresa, para quem tivesse um filho com atletas das seleções do Mundial. Houve um massacre e o anúncio foi removido das contas do Burger King.

Mas os primeiros comentários ao texto de desculpas dão ideia de como a questão de gênero é vista na Rússia. As postagens eram na maioria de homens em tom de brincadeira. Eles lamentam que não terão mais jogadores de primeira linha.

A primeira mulher a se manifestar foi Victoria Berukova, que seguiu a mesma linha. Ela fala que ficou triste com o final da promoção porque já estava procurando seu jogador de futebol. Em 16 horas, foram 470 comentários na postagem do Burger King.

A proporção de quem falava sério da situação não passou de um quarto dos comentários, Entre eles está Danya Gernenko, que escreveu: “Eu acho que a promoção foi uma resposta a deputada que mandava as russas não fazerem sexo com estrangeiros para não ficarem grávidas".

Ela se referia a uma declaração da parlamentar Tamara Pletneva feita seis dias atrás. A manifestação causou muita discussão sobre xenofobia dos russos e foi criticada.

Copa 2018