Topo

Copa 2018

Latam demite funcionário envolvido em vídeo machista na Rússia

Brasileiros gravam vídeo machista e funcionário da Latam é demitido - Reprodução
Brasileiros gravam vídeo machista e funcionário da Latam é demitido Imagem: Reprodução

José Edgar de Matos e Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/06/2018 11h09

A Latam demitiu nesta quarta-feira o funcionário Felipe Wilson, envolvido em um vídeo machista com russas durante a Copa do Mundo. O UOL Esporte confirmou o desligamento com fontes ligadas à empresa.

Brasileiros precisam entender que assédio não é brincadeira
- Brasileiro de vídeo machista pede perdão, mas vê tempestade em copo d'água
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial

Wilson participou de uma gravação na qual pede para três russas repetirem uma frase de baixo calão em português. Nas imagens, os dois homens incentivam as mulheres a falar: “eu quero dar a b... para vocês”.

Consultada pela reportagem desde a última terça, a Latam ficou incomodada com a postura do funcionário, que atuava como supervisor de aeroportos. Nesta manhã, a companhia aérea divulgou um novo comunicado para tratar sobre a saída do funcionário.

“A LATAM Airlines Brasil repudia veementemente qualquer tipo de ofensa ou prática discriminatória e reforça que qualquer opinião que contrarie o respeito não reflete os valores e os princípios da empresa. A partir deste pressuposto, a companhia informa que tomou as medidas cabíveis, conforme seu código de ética e conduta", escreveu.

São pelo menos três casos de vídeos machistas divulgados desde o início do Mundial. Nesta quarta-feira, uma nova filmagem mostra um brasileiro agindo de maneira semelhante ao pedir para uma russa falar "você vai dar para todo mundo de Montes Claros."

Os casos podem se tornar um problema jurídico no país-sede da Copa do Mundo. A jurista Alyona Popova entrou com uma denúncia após recolher assinaturas em uma petição que recrimina o ato de alguns brasileiros no país.

Copa 2018