Topo

México

México é multado pela Fifa após grito homofóbico de torcedores na estreia

AP Photo/Eduardo Verdugo
Imagem: AP Photo/Eduardo Verdugo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2018 16h42

O Comitê Disciplinar da Fifa multou a Federação Mexicana de Futebol em 10 mil francos suíços (equivalente a R$ 38 mil) após seus torcedores entoarem cantos discriminatórios na estreia contra a Alemanha. A partida foi disputada na Copa do Mundo no último domingo (17), e a decisão saiu nesta quarta-feira (20).

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

O grito em questão é aquele ecoado na hora de o goleiro rival cobrar um tiro de meta: “êêê, p...!”, que é considerado homofóbico pela conotação vulgar. Segundo o comunicado oficial divulgado pelo Comitê, a expressão fere o artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa por ser discriminatório.

É a oitava vez que os mexicanos são sancionados de alguma forma pela Fifa devido ao grito. A federação chegou a ser ameaçada até de perda de mando de campo nas Eliminatórias e intensificou a propaganda de conscientização de seus torcedores, mas ainda sem sucesso. A punição, agora oficializada, já era temida antes mesmo de a Copa começar.

A Fifa alega que a decisão foi tomada “após avaliação minuciosa” das evidências, incluindo vídeos, e dos precedentes dos torcedores mexicanos – que usam esta expressão há décadas. A entidade destacou observadores de combate à discriminação nas partidas desta Copa do Mundo, o que é inédito, e os relatórios também tiveram peso na decisão de multar o México.

Além da multa, a Federação Mexicana de Futebol recebeu uma advertência e pode enfrentar sanções adicionais em caso de reincidência.

Sérvia também é multada

A seleção sérvia também recebeu multa de 10 mil francos suíços, esta por seus torcedores terem exibido uma bandeira com viés considerado político durante a estreia contra a Costa Rica, também no domingo (17). O Comitê Disciplinar da Fifa não deu detalhes sobre as inscrições contidas no material.

México