Topo

Japão

Princesa visita seleção japonesa durante treinamento em Kazan

A princesa Isako Takamado visita a seleção japonesa na Rússia - Benjamin Cremel/AFP
A princesa Isako Takamado visita a seleção japonesa na Rússia Imagem: Benjamin Cremel/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 14h56

A princesa japonesa Isako Takamado foi nesta quinta-feira ao treino da seleção de seu país em Kazan. É a primeira vez em mais de 100 anos que um membro da família imperial japonesa vai à Rússia.

Carnaval ou Copa? Japoneses e colombianos dão show em fantasias
Carismático, zagueiro cumprimenta crianças antes de jogo do Japão na Copa
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial

Animada, a princesa cumprimentou os jogadores, posou para fotos e até assumiu as câmeras de fotógrafos que faziam a cobertura do treinamento. Takamado, que usava uma bolsa branca com desenhos semelhantes aos de uma bola de futebol, estava no estádio em Ecaterimburgo na terça-feira e assistiu à vitória sobre a Colômbia por 2 a 1.

Foi em 1916 a última visita de um membro da família imperial japonesa à Rússia. A relação entre os dois países é complicada e atualmente envolve o lançamento de um novo sistema de mísseis pelos EUA e a decisão de Moscou de colocar aviões de guerra em um grupo de ilhas disputadas ao norte do Japão. Russos e japoneses nunca assinaram um tratado de paz depois da Segunda Guerra.

Apesar da presença de Takamado, não está prevista na agenda um encontro oficial com o presidente Vladimir Putin ou com integrantes do governo russo.

Japão