Topo

Copa 2018

Alemanha x Suécia pode melhorar média de gols da Copa? Retrospecto ajuda

Alemães e suecos se enfrentaram nas eliminatórias para 2014; em dois jogos, foram 16 gols - Xinhua/Zhang Fan
Alemães e suecos se enfrentaram nas eliminatórias para 2014; em dois jogos, foram 16 gols Imagem: Xinhua/Zhang Fan

Do UOL, em São Paulo

22/06/2018 21h24

Alemanha e Suécia se enfrentarão neste sábado (23), na cidade de Sochi, em jogo pela segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo de 2018. E no que depender do retrospecto recente de jogos entre as duas seleções, dá para esperar um confronto de muitos gols – justamente em um Mundial que vem se destacando negativamente pela quantidade de gols marcados.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A última vez que suecos e alemães dividiram o mesmo grupo em uma competição foi nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os alemães terminaram com a primeira colocação do Grupo C, garantindo vaga direta no torneio, enquanto os suecos foram os vice-líderes e acabaram na repescagem continental, na qual foram eliminados por Portugal.

Naquele grupo, os dois times mediram forças duas vezes, em confrontos que somaram 16 gols. No dia 16 de outubro de 2012, em Berlim, empate por 4 a 4 – Miroslav Klose (dois), Per Mertesacker e Mesut Özil fizeram para os donos da casa, enquanto Zlatan Ibrahimovic, Mikael Lustig, Johan Elmander e Rasmus Elm marcaram para os visitantes.

Quase um ano depois, em 15 de outubro de 2013, os alemães foram a Solna e venceram por 5 a 3. André Schürrle (três), Mesut Özil e Mario Götze anotaram para a Alemanha, enquanto Tobias Hysen (dois) e Alex Kacaniklic foram os autores dos gols da equipe da casa.

Daquela época, entre titulares e reservas, muitos nomes ficaram pelo caminho. Na Alemanha, foram os casos de Bastian Schweinsteiger, Miroslav Klose, Per Mertesakcer, Philippe Lahm e Lukas Podolski. Na Suécia, Zlatan Ibrahimovic puxa a fila que tem outros nomes conhecidos do time sueco, como Andreas Isakson, Johan Elmander e Kim Kallstrom. Até o técnico Erik Hamren, que estava no cargo desde 2009, deu lugar para Janne Andersson em 2016.

Em compensação, muito nomes seguem em atividade. Do jogo de 2012, por exemplo, seis titulares estão entre os convocados de Joachim Löw para a Copa de 2018: Manuel Neuer, Mesul Özil, Thomas Müller, Tony Kroos, Jérome Boateng e Marco Reus. Marc-André Ter Stegen, Mats Hummels e Julian Draxler também estavam naquelas partidas.

Se por um lado a escolha dos nomes para 2018 indica uma seleção alemã envelhecida, por outro mostra uma base mantida. A média de idade do time é de 26,69 anos, mais velha apenas que França, Inglaterra, Nigéria (todas em torno dos 25 anos), Dinamarca, Irã, Sérvia, Suíça e Tunísia (na casa dos 26). O Senegal empata com os germânicos neste quesito.

A Suécia se renovou, mas com uma lista que já mostra sinais de envelhecimento. Sete jogadores daquelas partidas pré-2014 foram convocados para 2018: Mikael Lustig, Andreas Granqvist, Sebastian Larsson, Martin Olsson, Marcus Berg, Ola Toivonen e Jimmy Durmaz. Da lista, apenas Durmaz tem menos de 30 anos. A média de idade da Suécia na Copa 2018 é de 27,69 anos.

Quando as duas equipes se reencontrarem neste sábado, viverão situações contrastantes. Os alemães, campeões mundiais em 2014, estrearam com derrota em 2018 para o México, e precisam de uma vitória para que a briga por vagas do grupo nas oitavas de final se embole. Já a Suécia evitou surpresas e venceu a Coreia do Sul por 1 a 0, jogando a pressão do jogo para o lado germânico.

Prematuramente, Alemanha e Suécia têm muito a definir em Sochi. Não apenas a classificação do Grupo F, como também o processo de renovação de suas seleções para os próximos anos.

Copa 2018