Topo

Argentina

Aqui ele está em alta! Cidade russa prepara festa de aniversário para Messi

Cidada de Bronnitsy convida para festa em homenagem a Messi - Marcel Rizzo/UOL
Cidada de Bronnitsy convida para festa em homenagem a Messi Imagem: Marcel Rizzo/UOL

Marcel Rizzo

Do UOL, em Bronnitsy

23/06/2018 10h10

Messi está abatido com a campanha até agora ruim na Copa do Mundo da Rússia, mas a cidade de Bronnitsy, base da Argentina a 60 km de Moscou, acha que pode contribuir para animá-lo. E preparou para esse domingo (24) uma festa de aniversário ao craque com direito a bolo e música.

Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes, Bronnitsy se enfeitou com as cores da Argentina desde o começo de junho, quando a delegação desembarcou por lá. Nos primeiros dias houve alvoroço, muitas pessoas desciam uma rua estreita que acaba em frente ao centro de treinamento que serve também de alojamento para os argentinos, mas aos poucos perceberam que não haveria acesso, não haveria contato e o tão desejado autógrafo ou foto com Messi e cia seria impossível.

Mesmo assim, o governo local resolveu patrocinar a festa ao craque, que neste domingo completa 31 anos. A ideia é montar um palco próximo ao lago que está ao lado do CT da Argentina. Há um bloqueio, pelo qual não passam pessoas ou carros, a cerca de 1,5 km de onde está o prédio e campos usados pela Argentina, mas a outra margem do lago está liberada para a população para momentos de lazer, principalmente em dias de calor.

Neste sábado (23), por exemplo, enquanto Messi e os outros jogadores recolhiam os cacos da derrota de 3 a 0 para Croácia e voltavam a treinar, dezenas de pessoas usavam o lago para se refrescar no calor de quase 30° C, algo que em um país em que na boa parte do ano há temperaturas abaixo de zero é comemorado como gol em final de Copa. 

Alguns garotos também arriscavam os primeiros movimentos em barcos de remo. Era impossível ver o que acontecia do outro lado do lago porque o campo em que os argentinos treinavam estavam escondidos por placas colocadas nas grades. Tudo pela privacidade.

Placas - Marcel Rizzo/UOL - Marcel Rizzo/UOL
Placas isolam e dão privacidade aos treinos da Argentina
Imagem: Marcel Rizzo/UOL
Lago CT argentino - Marcel Rizzo/UOL - Marcel Rizzo/UOL
Lago ao lado de centro de treinamento argentino serve de lazer para moradores do local
Imagem: Marcel Rizzo/UOL
A ideia da festa, segundo apurou a reportagem, já havia ocorrido antes mesmo de a Argentina chegar. Havia até uma pequena esperança de, quem sabe, Messi pudesse dar uma passadinha, ou até receber um pedaço do bolo que será preparado, mas os maus resultados da Argentina fizeram essa expectativa esfriar.

O evento está previsto para começar às 14h local (8h de Brasília), e terá shows de bandas locais (rock predominantemente) e cantores solo, que devem agradar aos moradores com músicas mais populares da Rússia. Havia a intenção de contratar alguma banda de reggaetón, o som que agrada aos jogadores argentinos, mas como não haverá a presença VIP destes, desistiram.

O bolo será cortado às 19h (13h no Brasil), quando será cantado o 'Parabéns para Você". A previsão é que a festa acabe às 21h, mas quem conhece bem Bronnitsy acha que antes disso os moradores já terão ido embora, já que muitos acordam bem cedo na segunda-feira para trabalhar. 

Argentina