Topo

Sérvia

Técnico sérvio cita tribunal de guerra para atacar VAR: "Justiça seletiva"

Além de Stephan Lichtsteiner, Fabian Schär também se envolveu em lance polêmico com Aleksandar Mitrovic em Sérvia x Suíça - Matthias Hangst/Getty Images
Além de Stephan Lichtsteiner, Fabian Schär também se envolveu em lance polêmico com Aleksandar Mitrovic em Sérvia x Suíça Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/06/2018 12h02

Não foi só o Brasil que ficou descontente com o papel do árbitro de vídeo em seu duelo contra a Suíça. Neste sábado, o técnico da Sérvia, Mladen  Krtaji  foi até o Instagram para reclamar da não utilização do VAR em um lance importante da derrota por 2 a 1 para a Suíça, na sexta-feira. E aproveitou o clima de rivalidade política para defender líderes sérvios.

"Infelizmente, parece que só os sérvios enfrentam a justiça seletiva, com a maldita Haia e agora com o VAR no futebol", escreveu Krtaji.

Da parte esportiva, a reclamação é quanto a um lance em que o atacante Mitrovic é segurado por Schar e por Lichtsteiner ao mesmo tempo. Espremido entre os dois, sem conseguir se deslocar, ele cabeceia sem força uma bola levantada na área após cobrança de escanteio. 

O lance aconteceu quando o jogo de sexta-feira estava 1 a 1 e o árbitro alemão Felix Brych não acionou o auxiliar de vídeo. Assim, o pênalti não foi marcado e a Sérvia perdeu a oportunidade de fazer 2 a 1 - depois, levaria a virada no finalzinho.

Nazalost,samo Srbi su izgleda osudjeni na selektivnu pravdu, nekad prokleti Hag a danas u fudbalu VAR...

Uma publicação compartilhada por Mladen Krstajic (@mladenkrstajic20)

em

Já a referência a Haia é uma crítica ao julgamento da Corte Internacional de Justiça, localizada nesta cidade holandesa, que condenou líderes iugoslavos, em sua maioria de origem sérvia, pelo genocídio de minorias, numa tentativa de limpeza étnica. 

A postagem, assim, também pode ser entendida como uma resposta do treinador às comemorações de Xhaka e Shaqiri, suíços de origem kosovar e albanesa que comemoraram seus gols homenageando a Albânia. O pai de Xhaka ficou três anos e meio como preso político por protestar contra o governo ditatorial defendido por Krtaji.

Sérvia