Topo

Copa 2018

Espanha empata com Marrocos graças ao VAR e pega Rússia nas oitavas

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 16h56

Faltou futebol à seleção espanhola nesta segunda-feira (25), no empate por 2 a 2 contra o Marrocos no Estádio de Kaliningrado. Mesmo assim, na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, a Espanha se classificou às oitavas na primeira posição da chave B, e agora encara a Rússia. Isco e Aspas fizeram os gols da classificação; Boutaib e En-Nasyri marcaram para a seleção africana.

- Assista aos gols de Espanha 2 x 2 Marrocos

O segundo gol espanhol só saiu com o auxílio do árbitro assistente de vídeo, já nos acréscimos do segundo tempo. Com o empate, a Espanha avança com cinco pontos, à frente de Portugal nos critérios de desempate (um gol feito a mais). Nas oitavas de final os campeões de 2010 pegam a Rússia às 11 horas (de Brasília) deste domingo (1º). Os portugueses, que empataram contra o Irã, encaram o Uruguai às 15h do dia anterior.

Quem foi bem: Isco dá ritmo aos espanhóis

Isco - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Imagem: Julian Finney/Getty Images
O meio-campista foi o mais acionado quando a Espanha tinha a bola, por isso virou protagonista na maioria das jogadas. Presente no campo inteiro, movimentou-se bem. Ainda foi decisivo, com participação nos dois gols: apareceu na entrada da área para marcar o primeiro, depois cobrou escanteio rápido para dar início ao segundo, nos minutos finais.

Ficou devendo: Diego Costa fica isolado

Diego Costa - AP Photo/Manu Fernandez - AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez
O atacante espanhol não conseguiu ser decisivo como no último jogo, contra o Irã. Ficou isolado na maior parte do tempo e não chutou a gol – furou uma bola que não podia, aliás. Diego Costa foi bem no pivô, uma de suas principais características, mas foi só. Ele mal tocou na bola no segundo tempo, não à toa sendo trocado por Iago Aspas, de maior movimentação, na reta final. O substituto acabou sendo decisivo com gol nos acréscimos.

Atuação da Espanha: Amarrada e com erros preocupantes

Os espanhóis fizeram do que deles se espera: ficaram com a bola, rodando de um lado para o outro e tendo 72% de posse de bola no primeiro tempo. Esteve quase sempre na intermediária marroquina, mas sem o mesmo volume dos jogos anteriores. Defensivamente, duas desatenções inacreditáveis quase colocaram tudo a perder; sorte que o marroquino Boutaib só aproveitou uma. O gol sofrido na bola aérea também preocupa, mas o empate conquistado em jogada ensaiada, já nos acréscimos, mostra que o time tem alternativas.

Atuação do Marrocos: Bem com a bola, frágil sem ela

Cada roubada de bola marroquina deixava a Espanha vulnerável ao contra-ataque, o que deu emoção à partida. Eliminada, a seleção africana foi ainda mais ousada do que nas últimas partidas e não se privou de jogar de igual para igual. O problema foi a marcação frouxa, que deixava os meias espanhóis com espaço demais para criar. Nos minutos finais a situação melhorou quase que por acaso: o esquema tático foi abandonado, e todo mundo recuou numa bagunça na própria intermediária.

Iniesta cede gol, mas se redime em cinco minutos

Iniesta - REUTERS/Toru Hanai - REUTERS/Toru Hanai
Imagem: REUTERS/Toru Hanai
Um raro erro de passe de Iniesta permitiu que Boutaib disparasse livre no contra-ataque para abrir o placar para o Marrocos. Foi o primeiro lance de perigo do jogo, que até então tinha a Espanha especulando troca de passes no ataque. Cinco minutos após a falha, Iniesta invadiu a área rival e fugiu do pênalti antes de dar assistência para Isco empatar. Reação imediata da Espanha.

De Gea faz sua primeira defesa na Copa

De Gea - Mariana Bazo/Reuters - Mariana Bazo/Reuters
Imagem: Mariana Bazo/Reuters
O goleiro espanhol finalmente trabalhou neste Mundial, após mais de 200 minutos sem praticar uma defesa sequer. Na estreia, os três únicos chutes de Portugal entraram – um inclusive com falha de De Gea –, e o Irã não acertou chute a gol no último jogo. Aos 24 do primeiro tempo contra o Marrocos, porém, o goleiro teve que ajoelhar na frente de Boutaib para evitar o segundo gol adversário. O atacante tinha escapado às costas da defesa, que bobeou em uma cobrança de lateral.

Amrabat e o ‘não gol’ mais bonito da Copa

Amrabat - Xinhua/Lu Jinbo - Xinhua/Lu Jinbo
Imagem: Xinhua/Lu Jinbo
O início de segundo tempo movimentado teve a Espanha mais presente no ataque, como sempre, e o Marrocos mais agudo. Sem sofrer pressão tão angustiante, a seleção africana se empolgou com o jogo e quase fez o segundo com Nordin Amrabat. O meia arriscou chute de longe e acertou a junção das traves de De Gea, uma linda finalização que por centímetros não virou golaço.

En-Nesyri sobe mais e põe Marrocos à frente

Em escanteio, En-Nesyri subiu mais que a zaga espanhola e testou na rede. Sergio Ramos foi quem vacilou, sendo antecipado pelo marroquino no meio da área. A derrota parcial não mudava muito as condições espanholas para a classificação por causa do outro jogo da chave.

Espanha empata com auxílio do VAR

Aspas - Richard Heathcote/Getty Images - Richard Heathcote/Getty Images
Imagem: Richard Heathcote/Getty Images
Já aos 45 do segundo tempo, Isco cobrou escanteio rápido para Carvajal cruzar baixo na área. Iago Aspas se antecipou à defesa e mandou de letra, um golaço, mas a arbitragem originalmente deu impedimento. Após consulta ao árbitro assistente de vídeo, o juiz viu que Boussoufa dava condições ao espanhol e então validou o gol.

Ficha Técnica

Espanha 2 x 2 Marrocos

Data: 25 de junho de 2018
Local: Estádio de Kaliningrado, Kaliningrado (RUS)
Hora: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan  Irmatov (Usbequistão)
Assistentes: A. Rasulov e J Saivod (Usbequistão)
Cartões Amarelos: El Ahmadi, N. Amrabat, Da Costa, El Kajoui e Hakimi (Marrocos)
Cartão Vermelho: não houve.

Gols: Boutaib aos 13’ e Isco aos 18 minutos do primeiro tempo. En-Nesyri aos 35' e Aspas aos 47 minutos do segundo tempo

Espanha: De Gea; Carvajal, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets, Thiago (Asensio), Iniesta, David Silva (Rodrigo) e Isco; Diego Costa (Iago Aspas). Treinador: Fernando Hierro.

Marrocos: El Kajoui; Dirar, Da Costa, Saiss e Hakimi; El Ahmadi, Boussoufa, N. Amrabat; Belhanda (Fajr) e Ziyech (Bouhaddouz); Boutaib (En-Nesyri). Treinador: Herve Renard.

Copa 2018