Topo

Entenda por que Neymar passou pomada na camisa e no nariz em jogo do Brasil

Neymar passa pomada no peito no intervalo da partida entre Brasil e México - Reprodução
Neymar passa pomada no peito no intervalo da partida entre Brasil e México Imagem: Reprodução

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/07/2018 04h00

Uma imagem chamou atenção na volta da seleção brasileira para o segundo tempo contra o México, na última segunda-feira (2), pelas oitavas de final da Copa. No caminho para o campo, Neymar passou uma espécie de pomada no nariz e na camisa, na altura do peito. A medida tem uma explicação.

- Brasil disputa vaga nas semifinais às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Neymar faz o que CR7 e Messi não fizeram e passa Garrincha
- Osorio dá 1º golpe, mas Tite vence duelo no banco de reservas

O objetivo do camisa 10 ao fazer isso é aliviar a congestão nasal e, assim, melhorar a respiração. Para os atletas, uma respiração mais eficiente ajuda na recuperação do esforço físico.

"Respirando melhor, você ajuda o procedimento de recuperação. Quanto melhor você oxigenar [o organismo], mais rapidamente você vai se recuperar”, explicou o preparador físico Zé Mário Campeiz, ex-São Paulo e atualmente no Figueirense.

A partida entre Brasil e México foi uma das mais quentes da Copa do Mundo. Durante o duelo, a temperatura média foi de 33ºC. Preocupada com a situação, a comissão de Tite reforçou a hidratação dos atletas durante o confronto. Na visão de Campeiz, a baixa umidade relativa do ar [28%, segundo a Fifa] pode ter colaborado para que Neymar recorresse ao descongestionante.

“A umidade muito baixa ou muito alta é prejudicial. O atleta se desgasta mais, demora mais tempo para se recuperar”, completou o preparador.

Neymar se posiciona para o hino nacional na semifinal dos Jogos Olímpicos de 2012 - Jamie McDonald - FIFA/FIFA via Getty Images - Jamie McDonald - FIFA/FIFA via Getty Images
Neymar também usou o dilatador nasal que ficou popular no futebol
Imagem: Jamie McDonald - FIFA/FIFA via Getty Images

A atitude de Neymar não é incomum no futebol. Até pouco tempo, os atletas costumavam usar um adesivo no dorso nasal que também tinha a função de facilitar a respiração. Durante a transmissão do “SporTV” no jogo contra o México, o comentarista e ex-jogador Ricardinho falou sobre o tema.

"Ele passa um pouco [do descongestionante] debaixo do nariz e deixa na camisa [também]. Não precisa, mas às vezes o jogador usa para ter um conforto maior."

Neymar teve atuação de destaque na vitória do Brasil sobre o México por 2 a 0. Ele abriu o placar para a seleção e ainda bateu cruzado para Firmino completar no segundo gol. O triunfo levou os comandados de Tite para as quartas de final da Copa do Mundo, quando enfrentarão a Bélgica, às 15h (de Brasília) desta sexta-feira, em Kazan.