Topo

Copa 2018

Embaixada da Sérvia não vê ofensa em vídeo croata e leva na esportiva

Domagoj Vida, zagueiro da Croácia, disse "Belgrado queima" durante celebração - Reprodução
Domagoj Vida, zagueiro da Croácia, disse "Belgrado queima" durante celebração Imagem: Reprodução

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

10/07/2018 18h13

A embaixada da Sérvia no Brasil não achou ofensivo um vídeo em que o zagueiro croata Domagoj Vida aparece dizendo as palavras “Belgrado queima”. A gravação, que veio a público nesta terça-feira (10), está sendo investigada pela Fifa, depois que veículos da imprensa inglesa, como a BBC, identificaram o que seria uma referência à guerra que opôs croatas e sérvios nos anos 90. Belgrado é a capital da Sérvia e foi capital da antiga Iugoslávia.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Croácia e Inglaterra se enfrentam na quarta-feira pela semifinal da Copa do Mundo, às 15h.

A pedido da reportagem, a primeira-secretária da embaixada sérvia em Brasília viu o vídeo, mas descartou conotação política ou ofensiva nas palavras do croata. “Ele bebeu um pouco e fez uma provocação simplesmente esportiva, uma questão de rivalidade que existe entre os dois países, nada grave”, disse Jelena Blazevic, diplomata que na hierarquia está abaixo apenas do embaixador. “Eles são nossos vizinhos e somos países amigos. Essas palavras não são referência à guerra, nem a uma cidade queimada. É só uma brincadeira”, disse a sérvia.

Na gravação, Vida aparece com uma garrafa de cerveja na mão, celebrando com o companheiro Ivica Olic. Não é possível dizer exatamente quando o vídeo foi gravado, mas Vida foi autor de um dos gols na partida contra a Rússia na semana passada, ocasião em que os croatas eliminaram os anfitriões da Copa e a avançaram às semifinais.

Suas palavras são controversas também porque Vida apareceu em um vídeo anterior, no qual dizia a expressão “Glória à Ucrânia” ao lado do assistente técnico Ognjen Vulkojevic, o que foi considerado uma provocação à Rússia. Como não permite manifestação política em seus eventos, a Fifa multou a federação croata, que pediu desculpas e afastou Vulkojevic do Mundial.

O jogador foi apenas advertido. Neste segundo vídeo, o zagueiro diz mais uma vez a expressão “Glória à Ucrânia”.

A pedido do UOL Esporte, Tomislav Correia-Deur, presidente da associação Croatia Sacra Paulistana, fez uma tradução das palavras de Vida neste segundo vídeo:

“Vamos para um bar que eu pago a conta. Viva Ucrânia. Belgrado arde [queima], vamos lá! Vamos lá irmão, cumprimenta aí amigo. Caíram, obrigado Destino [alusão a uma música popular]. Se eu pudesse ganhava tudo. Abraço para todo mundo. Até mais, abraços e beijos.”

Brasileiro com ascendência croata, Tomislav crê que a provocação seria mais como se um brasileiro dissesse “Chupa, Argentina” do que uma convocação à guerra ou uma referência aos embates bélicos nos Balcãs. A embaixada sérvia pensa da mesma forma.

Relatos na imprensa e nas redes sociais vindo do leste europeu avaliam que “Belgrado” seria uma referência ao nome de um pub em Kiev frequentado por Vida, que jogou na capital ucraniana. O verbo equivalente a queimar teria sido usado no sentido de “bombar”, estar “fervendo”, “em festa”.

Copa 2018