Topo

Copa 2018

Médico descarta ida de tailandeses resgatados à final da Copa do Mundo

Grupo de tailandeses preso em caverna alagada no norte do país - Royal Thai Navy Facebook Page via AP
Grupo de tailandeses preso em caverna alagada no norte do país Imagem: Royal Thai Navy Facebook Page via AP

Do UOL, em São Paulo

10/07/2018 05h52

O grupo formado por 12 jovens jogadores e o treinador de um time de futebol amador que ficou preso na caverna no norte da Tailândia não vai poder assistir à final da Copa do Mundo, embora tenha sido convidado pela Fifa. O resgate foi finalizado nesta terça-feira (10) e todos estão em um hospital sob cuidados médicos.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"Eles estão na fase de quarentena, o que obviamente leva tempo. Vamos tentar fazer com que vejam pela televisão", declarou Thongchai Lertwilairattanapong, representante do Ministério de Saúde Pública do país e uma das autoridades que está acompanhando o resgate de perto.

A Fifa também confirmou que foi informada de que o convite não poderá ser aceito. "A Fifa deseja expressar a sua grande alegria diante da notícia do resgate dos 12 jovens jogadores e do seu treinador. Queremos expressar o nosso profundo agradecimento a todas as pessoas envolvidas na operação de resgate, na qual, infelizmente, um dos mergulhadores perdeu a vida. Nossos pensamentos estão com a sua família", informou a entidade, que pretende contar com os garotos em outro evento a ser definido.

"A Associação de Futebol da Tailândia nos informou que, por motivos médicos, os meninos não poderão viajar a Moscou para a final da Copa do Mundo. A prioridade da Fifa continua sendo a saúde de todos os envolvidos na operação e buscaremos encontrar uma nova oportunidade para convidar os meninos a um evento. Também podemos confirmar que está programada uma reunião com a Associação de Futebol da Tailândia, em Moscou, próxima à final da Copa", acrescentou.

Vale ressaltar que a possibilidade de até mesmo ver a decisão do Mundial pela televisão é incerta porque os jovens ficaram muito tempo sem ser expostos à luz e estão utilizando óculos especiais conforme são resgatados. 

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e o técnico de 25 anos acabaram presos na caverna no dia 23 de junho após forte chuva inundar o local. Eles foram encontrados com vida por mergulhadores na segunda-feira da semana passada, dia 2. 

Já na última sexta-feira, a Fifa enviou uma carta à Associação Tailandesa de Futebol comemorando que o grupo foi encontrado com vida e apresentando o convite para eles irem à Rússia assistirem à final do dia 15 de julho, com a ressalva de que "se a saúde deles permitisse que viajassem".

Antes mesmo da declaração do médico nesta terça-feira, a ida dos tailandeses em Moscou era considerada improvável, tendo em vista o tempo em que terão que ficar hospitalizados (no mínimo uma semana). 

A operação de resgate do grupo começou no último domingo, justamente uma semana antes da final, e foi finalizada nesta terça-feira. Todos os jogadores e o treinador foram retirados da caverna e estão em tratamento médico.

Copa 2018