Topo

Cansado da fama do Neymar cai-cai? Você agora pode deixar o camisa 10 em pé

Reprodução
Imagem: Reprodução

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/07/2018 15h18

Você, internauta do UOL Esporte insatisfeito ou não com a postura de Neymar na Copa do Mundo, agora pode diretamente evitar as quedas do atacante brasileiro. O estúdio Push Start, especializado no conceito de newsgame e newsanimation, lançou na madrugada desta quinta-feira o jogo NeyBoy Challenge, em que o jogador usa as setas para a direita e esquerda do teclado para manter o astro do futebol em pé.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Não demorou para a empresa perceber o peso desta febre de ‘cai-cai’ imposta mundialmente sobre Neymar durante o Mundial da Rússia. Horas depois de lançar o jogo, que está disponível neste link, os números impressionaram – mais de 1000 pessoas simultâneas antes de a manhã de quinta-feira raiar no Brasil. Estratégia considerada correta para uma ideia de jogo ainda maior.

“Resolvemos lançar como um teaser de um jogo sobre a Copa do Mundo de 2018 com esta mecânica do Neymar. Queremos estrear o jogo da Copa 2018 esta semana. NeyBoy é só um teaser, um primeiro passo”, contou à reportagem Felipe Marlon, 33 anos, que trabalha na área de desenvolvimento de negócios do estúdio.

“Começamos em 2014 contando as notícias da Copa, com o jogo Gringo Hero. Agora estamos fazendo um novo de notícias, começando com a saída do técnico da Espanha com o Real Madrid e todos os lances. Este é só um pedaço só, e estamos bem satisfeitos como viralizou”, acrescentou.

Neymar Copa do Mundo de 2018 - Reprodução - Reprodução
Não deixe Neymar cair! NeyBoy Challenge é apenas um 'teaser' de um jogo sobre a Copa do Mundo
Imagem: Reprodução

A empresa recolhe as principais notícias da Copa do Mundo e transforma em animação – esta aí o conceito de newsanimation. O jogo (newsgame) vem no fim do torneio como uma forma de nostalgia sobre o torneio, mas desta vez o estúdio quis aproveitar toda a discussão sobre a postura de Neymar no Mundial para promover o próprio trabalho, como conta Felipe Marlon.

“Estamos quase terminando o jogo, com várias mecânicas prontas e percebemos um hype sobre o Neymar. Também muita gente veio nas redes sociais e pediu para fazer este jogo. Queremos atrair as pessoas para o jogo principal e aproveitar também esta onda”, declarou.

O próprio teaser possui referência ao Mundial da Rússia, conforme você sustenta Neymar em pé. Figuras como o Canarinho "Pistola", Lionel Messi, Tite e até o russo apelidado por torcedores como o "Psicopata do Hexa" surgem no jogo.

O profissional espera que Neymar “leve na boa” a brincadeira e se defende com as animações feitas na página de Facebook durante o Mundial, algumas ressaltando o camisa 10 brasileiro, que sofreu 26 faltas em cinco partidas e lidera o ranking de quem mais sofreu infrações na Copa do Mundo.

“Todo mundo levou na boa, espero que ele também. Brincamos antes com Messi, com Cristiano Ronaldo. Brincamos com todas as seleções. Há vídeos nossos sobre a habilidade dele [Neymar]. Este é só uma sátira, uma brincadeira, um jogo sobre as notícias da Copa do Mundo. Procuramos nem usar o nome ou nenhuma imagem para nos comprometer neste sentido”, explicou.

Segundo Felipe Marlon, a repercussão do NeyBoy se mostrou totalmente positiva. Ele garantiu que no jogo completo haverá a mecânica de controlar a estabilidade de Neymar. “A ideia é que a galera reveja as notícias da Copa de um jeito divertido. Só tivemos uma repercussão positiva até agora.”