Topo

Copa 2018

Fifa ainda deixa a porta aberta para Copa com 48 times em 2022

Gianni Infantino durante entrevista nesta sexta-feira (13) - Sergei Karpukhin/Reuters
Gianni Infantino durante entrevista nesta sexta-feira (13) Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou

13/07/2018 10h54

A indicação é de que todas as forças políticas da Fifa, inclusive o Qatar, desistiram de antecipar para a Copa-2022 o aumento do torneio para 48 times. Mas o presidente da entidade, Gianni Infantino, insiste na ideia. Segundo ele, ainda haverá um estudo sobre o assunto.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"É muito cedo para especular sobre isso. Já falamos com o Qatar e vamos voltar a isso. Não há preconceito nisso. Temos contratos com o Qatar, e ficaremos muito felizes de receber a Copa com 32. Se eles insistirem em ter 48 times, nós podemos olhar, se todos acharem que é bom mudar", afirmou Infantino.

Em seguida, Infantino emendou com uma fala enigmática que dá a entender que poderia até estudar dividir a Copa com outros países. Ou seja, poderia incluir a Arábia Saudita no pacote, já que o presidente da entidade tem bastante relação com os sauditas.

"Eu disse anteriormente que algumas pessoas que não se comunicam bem, podem começar a se comunicar. Podemos trazer aqueles que não sabem se comunicar melhor. Nós temos a porta um pouco aberta", disse.

A questão é que, em reunião anterior à Copa, o Qatar já manifestou que não tem nenhuma intenção de dividir o Mundial. Mais do que isso, também mostrou resistência à ideia de aumentar o número de times na competição. Sem a concordância do país do Oriente Médio, será impossível a mudança. Não há um prazo para uma decisão definitiva.

O presidente Infantino confirmou também as datas da Copa do Mundo de 2022. O Mundial acontecerá de 21 de novembro a 18 de dezembro. 

Copa 2018