Topo

Copa 2018

Southgate diz que seleção inglesa é exemplo para categorias de base

Treinador da Inglaterra, Gareth Southgate comemora vitória por 2 a 0 contra Suécia - Clive Rose/Getty Images
Treinador da Inglaterra, Gareth Southgate comemora vitória por 2 a 0 contra Suécia Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/07/2018 07h27

Técnico da seleção inglesa de futebol, Garteh Southgate diz que o modelo de jogo apresentado na Copa do Mundo se tornou exemplo para as categorias de base do futebol no país. A equipe nacional terminou a competição na quarta colocação, seu melhor resultado desde 1990.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

De acordo com Southgate, o desempenho dos ingleses no jogo das oitavas de final da Copa do Mundo contra a Colômbia, vencido pela seleção nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, serve de exemplo.

"Treinadores da base me disseram que o jogo é o modelo perfeito em termos de resiliência, paciência e esforço de equipe para seus jogadores seguirem. Nós temos de usar essa Copa do Mundo como ponto de partida, porque eles vão ganhar fé pelo que eles fizeram. A expectativa agora aumenta, e isso é bom porque queremos ser uma equipe que está sempre nos estágios finais das competições", disse Soouthgate, em entrevista ao site oficial da Fifa.

"Nós conversamos muito sobre isso com as equipes de base e tivemos muito sucesso lá. Então, agora que a equipe profissional também progrediu, isso é uma coisa muito positiva para os jogadores em nosso caminho de desenvolvimento. Os jogadores que chegarem ao profissional terão a experiência de ganhar, acreditar, e isso significa que podemos elevar o nível do que é esperado", completou.

Técnico da seleção sub-21 da Inglaterra, Aidy Boothroyd esteve com os profissionais na Copa e adotou discurso semelhante.

"Acho que o jogo contra a Colômbia foi brilhante para os nossos jogadores. Foi um jogo que pode ensinar a nossos jovens jogadores como lidar com um gol no fim, como se manter composto e como gerenciar uma pressão. O ponto principal da estratégia de equipes de base é preparar as equipes para o futebol profissional. Nós espelhamos o que a equipe profissional faz em termos de estilo de jogo, e recentemente praticamos o mesmo sistema com a sub-21, para que possamos estar ainda mais alinhados", declarou. 

Copa 2018