Topo

Copa 2018

Putin entrega bola da Copa do Mundo a Trump após reunião em Helsinque

Presidente da Rússia, Putin entrega a bola da Copa do Mundo a Donald Trump - Chris McGrath/Getty Images
Presidente da Rússia, Putin entrega a bola da Copa do Mundo a Donald Trump Imagem: Chris McGrath/Getty Images

em Helsinque (Finlândia)

16/07/2018 17h53

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu um exemplar da bola da Copa do Mundo ao mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a entrevista coletiva concedida ao término da reunião entre ambos em Helsinque.

No meio da entrevista, Putin entregou a Trump a bola oficial (com detalhes em vermelho, modelo usado a partir das oitavas de final) do torneio, que terminou no domingo com a vitória da França por 4 a 2 sobre a Croácia na final.

O presente foi dado em resposta a uma frase do secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo, que disse que "a bola" da regulação da situação na Síria está "no telhado" da Rússia.

"Sobre a bola da Síria estar no nosso telhado, senhor presidente (Trump), o senhor acaba de dizer que organizamos com sucesso a Copa do Mundo de futebol. Então quero entregá-lo esta bola. Agora, a bola está do seu lado", disse Putin.

Donald Trump agradeceu pela bola e disse acreditar que EUA, México e Canadá organizarão em 2026 uma Copa do Mundo tão bem-sucedida como a da Rússia

Em seguida, disse que daria o presente ao filho Barron, de 12 anos, que é jogador de futebol da base do D.C. United, e lançou bola à esposa, Melania, que estava sentada na primeira fila do auditório.

melania bola - Pablo Martinez Monsivais/AP - Pablo Martinez Monsivais/AP
Melania segura a bola da Copa que Putin deu de presente a Trump
Imagem: Pablo Martinez Monsivais/AP

Copa 2018