Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Palmeiras acusa Peñarol de racismo com vídeo de imitação de macaco; veja

Do UOL, em São Paulo

29/06/2017 04h00

Em audiência na Conmebol, o Palmeiras se defendeu sobre a punição de três jogos sem público visitante na Copa Libertadores da América, mas também denunciou o Peñarol por racismo dos torcedores uruguaios na partida disputada em abril. O UOL Esporte, com exclusividade, teve acesso ao vídeo no qual o departamento jurídico do clube alviverde se baseou para delatar o comportamento dos rivais (veja abaixo).

Nas imagens, alguns torcedores uruguaios se aproximam da grade divisória e pelo menos um deles imita um macaco na direção dos palmeirenses, antes do confronto entre as duas partes nas arquibancadas do Estádio Campeón Del Siglo. A Conmebol ainda não anunciou a decisão sobre a punição ao clube brasileiro, que tenta reverter ou diminuir a pena – nos próximos dias, o Palmeiras deve receber o veredito. (Por José Edgar de Matos)

São Paulo: Todo mundo é base

O São Paulo pode sair na frente dos rivais caso o Paulista de 2018 apresente um novo regulamento. Clubes e federação discutem a troca de regras para que cada time inscreva 28 atletas e ainda possa usar a base de maneira ilimitada. 

Um dos requisitos para definir quem se enquadra nesse quesito é ter participado de uma competição do ano anterior como atleta da base. O time do Morumbi inscreveu 70 jogadores na Copa Paulista, no segundo semestre, e aproveitou a brecha para classificar assim até nomes já promovidos, como Eder Militão. Caso a troca da regra seja aprovada em congresso no ano que vem, ele entraria na “cota da base” pela participação no torneio deste ano. (Por Danilo Lavieri)

Grêmio: Inter de Milão sonda Luan

A Internazionale procurou informações sobre Luan, 24 anos, grande destaque do Grêmio na temporada, mas achou a pedida do Tricolor muito alta. O Grêmio pede pouco mais de 25 milhões de euros (R$ 92 milhões na cotação atual) por Luan, e garante que não recebeu proposta concreta por ele até agora. O interesse da Inter tem ligação com Walter Sabatini, novo diretor executivo do clube, que esteve em Porto Alegre e assistiu a vitória do Grêmio diante do Deportes Iquique, do Chile, pela Libertadores. Naquela noite, Luan marcou dois gols. (Por Jeremias Wernek)

Danilo espera Juventus

O estafe do lateral Danilo aposta em uma investida da Juventus-ITA nos próximos dias, na sequência da saída de Dani Alves, provavelmente para o Manchester City. Por enquanto, o brasileiro mantém uma ideia de permanência no Real Madrid, em que é reserva de Carvajal há três anos. Porém, os empresários esperam que a equipe italiana e um grande da Inglaterra apresentem ofertas entre 25 e 30 milhões de euros neste mês. Aurier, do PSG, também é ligado à Juve, mas o namoro com Danilo já dura pelo menos quatro anos. (Por Dassler Marques)

Detalhes do Atletiba que o Paraná venceu

O aluguel do Couto Pereira para a Libertadores tornou-se um Atletiba fora de campo por um detalhe. A De Primeira obteve mensagens mostrando que Mario Petraglia, presidente do Conselho do Atlético, procurou a todo momento a diretoria rival para recompor o acordo. Ele viu seu apelo encontrar eco em vários dirigentes alviverdes, exceto o que tem a caneta. Rogério Bacellar, presidente do Coritiba, se disse “ofendido, por que ele falou que eu não tinha palavra” e não quis conversa, apesar do acordo de uso mútuo de seus estádios desde 2015. O resultado foi bom para o Paraná: alugou o estádio para a dupla, irá faturar 200 mil reais, possivelmente o empréstimo do meia João Pedro, do Atlético, e um mando de campo no Couto Pereira, a ser definido. (Por Napoleão de Almeida)

Fluminense: Dívida com ex-vice vira impasse

Financiador do CT e um dos homens mais fortes no atual quadro político tricolor, Pedro Antônio deixou a vice-presidência de projetos especiais na última quarta. Com R$ 5,5 milhões a receber do Fluminense - valor emprestado para a construção do centro de treinamento -, o dirigente ainda não sabe como resolverá a questão. A diretoria não tem verba em caixa e ele não tem pressa em cobrar. Na visão de aliados do agora ex-vice, o cenário ideal seria não pressionar e tratar do valor como moeda de troca na corrida presidencial que já se desenha. Querido pela torcida e com o clube o devendo, o "mecenas" surge como nome forte e já assusta a gestão de Pedro Abad. (Por Pedro Ivo Almeida e Léo Burlá)

Corinthians: Destaque do Coritiba

Antes de fechar com o Coritiba no começo do ano, o zagueiro Márcio, 24 anos, foi oferecido e recusado pelo Corinthians. Ele havia sido destaque da Série A-3 do Paulistão pelo Atibaia, mas a direção entendeu que a torcida não aceitaria reforços de pouca expressão naquele momento. No Alto da Glória, ele tem sido um dos principais nomes e atuou em nove jogos do Brasileiro. Fez, inclusive, gol da vitória sobre o Atlético-PR. Até poucos dias, curiosamente, o Corinthians tentava reforçar o sistema defensivo e falhou nas tentativas com Leandro Castán e Anderson Martins. (Por Dassler Marques)

Corinthians: Só um contra Andrés

Nome forte entre os críticos do grupo que hoje comanda o Corinthians, Fran Papaiordanou trabalha por um cenário de apenas um candidato da chamada "oposição tradicional". "Toda pessoa de oposição que lançar candidatura sem antes conversar com todas as bases está conspirando a favor do Andrés. Só com a candidatura única podemos tirar a atual administração de lá. Vou trabalhar pra que isso aconteça. Somente terá êxito uma candidatura de oposição se ela estiver unida", disse ele à De Primeira. O recado indireto, embora atinja outras opções de "terceira via" na eleição que está por vir, tem como alvo figuras carimbadas como Omar Stábile e Antonio Roque Citadini, que anunciaram, separadamente, suas candidaturas. (Por Ricardo Perrone)

CBF fura em evento de transparência

A CBF foi a grande ausência do lançamento, na terça, do Rating de Entidades Esportivas. Por iniciativa das próprias confederações, elas serão avaliadas anualmente por transparência, integridade e governança. A ideia é que os patrocinadores se baseiem nesse rating na hora de definir ou manter investimentos. Os idealizadores já não esperavam boa-vontade da confederação de futebol, mas querem pressioná-la a não ficar fora. (Por Demetrio Vecchioli)

Botafogo: Giulia na arquibancada?

Nova xodó do Botafogo e do futebol brasileiro, a filha do atacante Roger, Giulia, entrou em campo e foi homenageada na partida contra o Avaí na última segunda-feira (25). A noite da jovem menina cega seria ainda mais especial, com direito a assistir ao jogo na arquibancada, no meio da torcida. O mau desempenho do Alvinegro no início da partida, no entanto, mudou tudo. Com dois gols sofridos pela equipe em 17min e sem clima para festa, Giulia teve de mudar o caminho e acompanhar a partida do camarote. Nos próximos jogos ela pode, quem sabe, “estrear” no meio galera. (Pedro Ivo Almeida)