Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Coutinho podia deixar Barça um ano sem contratar. Por isso, clube recuou

Philippe Coutinho durante treino da seleção brasileira; meia acabou permanecendo no Liverpool - Pedro Martins/MoWA Press
Philippe Coutinho durante treino da seleção brasileira; meia acabou permanecendo no Liverpool
Imagem: Pedro Martins/MoWA Press

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 04h00

Regras da Fifa e o risco de punições duras fizeram com que o Barcelona e Philippe Coutinho tirassem o pé na pressão em cima do Liverpool para que aceitasse a proposta dos espanhois. A entidade-mor do futebol mundial determina que forçar a transferência poderia resultar em uma punição de duas janelas sem contratações para o clube catalão e até em uma suspensão de quatro meses para o próprio jogador.

Por ter renovado seu contrato na Inglaterra em janeiro, Coutinho estava no chamado “período protegido”, segundo as regras da Fifa. Durante esse prazo, que duraria mais duas temporadas, as punições para quebras unilaterais de contrato são graves, e qualquer transação sem o consentimento do Liverpool passaria a ser automaticamente considerada aliciamento. (Por Pedro Lopes)

Série C: Para acabar com mata-mata

Clubes do Nordeste aumentaram a pressão na CBF para mudanças no regulamento da Série C. A proposta é que se acabe com os mata-matas para definir os quatro classificados para a Série B - hoje são dois grupos de dez times, com os quatro primeiros avançando para as quartas. Os vencedores das quartas sobem de divisão.
 

Os clubes querem que os dois primeiros de cada chave avancem diretamente para a segunda divisão, o que privilegiaria uma campanha de 18 jogos, não apenas de duas partidas no mata-mata. A ideia seria manter a divisão regional das chaves. Desta maneira, sempre dois times do Norte/Nordeste/Centro Oeste conseguiriam a vaga na Segunda Divisão. (Por Marcel Rizzo)

Atlético-MG: Cuca tem portas abertas

Tratado com certa mágoa pelo Galo por conta da maneira como geriu sua saída em 2013, anunciando a ida para a China antes da semifinal do Mundial, Cuca já não tem mais tanta rejeição no clube mineiro. Na época, até no elenco houve uma sensação de “traição” – o time perderia a chance de disputar o título contra os marroquinos do Raja Casablanca. Em 2015, com ele no mercado, o Atlético-MG sequer cogitou uma volta. Hoje, Daniel Nepomuceno, presidente alvinegro, se dá bem com o treinador, com quem conversou quando o Palmeiras jogou em MG contra o Cruzeiro. (Por Victor Martins)

Cruzeiro e Fla: Grupo de Whatsapp e jantares antes da final

#FinalDeTimeGrande. A hashtag é facilmente encontrada nas redes sociais, principalmente no Twitter, e remete à decisão da Copa do Brasil. O bom relacionamento entre as cúpulas de Flamengo e Cruzeiro fez com que a final da competição fosse divulgada por ambos. A ideia surgiu de uma conferência telefônica, no dia seguinte às classificações nas semifinais do torneio, e passou a ser discutida em um dos grupos de WhatsApp que contam com integrantes das duas diretorias. Entre eles estão os dois presidentes (Gilvan de Pinho Tavares e Eduardo Bandeira de Mello), diretores de marketing, comercial, comunicação e responsáveis por ingressos. Amigos, funcionários e dirigentes planejam jantar juntos nas vésperas dos dois jogos decisivos. Será feito um trabalho de recepção dos torcedores visitantes nos dois confrontos. (Por Thiago Fernandes e Vinicius Castro)

Cruzeiro: Viagem com elenco é cancelada e gera protesto

Empresa Primus faz promoção para jogo entre Flamengo e Cruzeiro pela Copa do Brasil - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A Cruzeiro Esporte Tour, nome adotado pela Primus Turismo ao oferecer pacotes em parceria com o Cruzeiro, tornou-se alvo de críticas às vésperas da final da Copa do Brasil. A empresa divulgou à torcida a possibilidade de viajar ao lado de atletas, mas acabou trocando os clientes para voos comerciais. Na última segunda, a empresa informou o cancelamento do grupo por conta do número de desistências. Há quem pretenda cobrar indenização por sentir-se prejudicado, mesmo que a companhia prometa a devolução do dinheiro aos clientes. (Por Thiago Fernandes)

Ex-lateral do Santos na mira do Liverpool

Destaque da Roma na última temporada, o lateral Emerson Palmieri, 23 anos, era um dos nomes da lista de reforços do Liverpool para a janela que se encerrou. Uma lesão de joelho deve afastar o jogador revelado pelo Santos até o fim de 2017, mas ele segue na mira da equipe inglesa para o futuro. Palmieri optou recentemente por defender a Itália. (Por Dassler Marques)