Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

"Anistia" beneficiou 25% dos eleitores no Corinthians, diz oposição

Polêmica na eleição do Corinthians pode parar na Justiça; quase mil sócios teriam sido "anistiados"  - Eduardo Anizelli/Folhapress
Polêmica na eleição do Corinthians pode parar na Justiça; quase mil sócios teriam sido "anistiados"
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 04h00

Membros dos grupos políticos de Romeu Tuma Júnior e Felipe Ezabella, dois dos candidatos oposicionistas à presidência do Corinthians, estimam entre 800 e 900 o número de sócios beneficiados pela "anistia" oferecida pelo clube. O processo, duramente questionado, permitiu que associados com títulos inadimplentes conseguissem, às vésperas da eleição regularizar sua situação com 50% de desconto e patrocínio de aspirantes ao cargo máximo.

Dentro de um universo de 3 a 4 mil associados que participação da eleição que formará o Conselho Deliberativo e elegerá o próximo presidente, o entendimento é de que a "anistia" pode impactar em cerca de 25% do eleitorado. Nesta quinta-feira (7), a Comissão Eleitoral do Corinthians deve confirmar o veto aos "anistiados" para participação no processo eleitoral, o que poderá levar a eleição à Justiça. Por outro lado, Tuma e Ezabella assumem nos bastidores que, se não houver veto aos envolvidos no caso, devem ir à Justiça. (Por Dassler Marques e Diego Salgado)

São Paulo: "Velho ativo" pode ajudar com Jean

O São Paulo deve contar com a ajuda de um velho conhecido para que o goleiro Jean seja contratado. O Bahia trabalha para manter Régis no elenco e o meia ainda tem 45% dos direitos econômicos nas mãos do Tricolor Paulista. O armador foi um dos destaques do time baiano nesta temporada, mas está cedido pelo Sport. O empréstimo terminaria no fim deste ano, mas o jogador é considerado fundamental e os pernambucanos não devem colocar obstáculos na negociação.

Se repassar os 45% dos direitos de Régis ao Bahia, o São Paulo pode baratear o investimento em Jean. A estimativa é que seria preciso pagar R$ 10 milhões para comprar 70% dos direitos do goleiro. Paulistas e baianos ainda discutem a porcentagem que será negociada e se mais algum jogador será incluído no pacote. O Bahia tem interesse, por exemplo, no zagueiro Iago Maidana, que estava emprestado ao Paraná Clube. (Por Bruno Grossi e Dassler Marques)

Palmeiras: Roger viaja de olho na base

Ativo no planejamento do Palmeiras para 2018 desde o anúncio da contratação, o técnico Roger Machado utiliza este fim de ano para observar com quem poderá contar das divisões de base. O treinador palmeirense viajou até o Rio Grande do Sul para assistir aos jogos da Copa Ipiranga, tradicional torneio sub-20 de fim de ano. Jogadores de destaque como José Aldo e Léo Passos, além dos sub-17 Alan Guimarães e Vitão, estão entre os inscritos (e observados pelo comandante do profissional). (Por José Edgar de Matos)

Grêmio: Presidente recusa candidatura ao senado

Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, foi sondado para disputar as eleições de 2018. Filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), o dirigente era opção forte ao cargo de senador e até governador do Rio Grande do Sul. Só que, na primeira consulta mais concreta, disse 'não'. O PDT imaginava poder surfar na boa onda do clube tricolor, em destaque e com administração exaltada publicamente. Romildo Bolzan Jr. já foi prefeito de Osório, cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul, e assumiu a presidência do Tricolor em 2015. No fim do ano passado, foi reeleito com mandato até dezembro de 2019. "Já disse que não há possibilidade e pedi que não cogitem mais isso. Até me deixa constrangido", disse ele. (Por Jeremias Wernek)

SP sonda jogador do Lanús, que não se interessa por Buffarini

Para montar o seu elenco de 2018, o São Paulo estudou a possibilidade de contratar o uruguaio Alejandro Silva, do Lanús, vice-campeão da Copa Libertadores. O Tricolor sondou o clube argentino e cogitou a possibilidade de envolver o lateral direito Buffarini na negociação, o que não empolgou os estrangeiros. "Entendo que eles têm interesse pelo Ale Silva, mas não formalizaram a proposta", disse Luis María Chebel, vice-presidente do Lanús. Fora dos planos do São Paulo para 2018, Buffarini recebeu sondagens do Boca Juniors e do Internacional, entre outros clubes. Mas, segundo apurou a De Primeira, o salário do ala é considerado alto. (Por José Eduardo Martins)

São Paulo: Antes de decidir futuro, Lugano vai à Suíça

Antes de tomar a decisão sobre o seu futuro, Diego Lugano foi à Suíça. O zagueiro tinha uma audiência marcada contra o West Bromwich, clube inglês que defendeu entre 2013 e 2014. A equipe inglesa resolveu rescindir com Lugano, que convivia com problemas físicos, a poucas semanas da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Em relação a 2018, Lugano ainda quer descansar e conversar com a família antes de tomar qualquer decisão. Ele só tem certeza que não quer jogar em times do Brasil e de outros países da América do Sul. Outros mercados, como o dos Estados Unidos, já chamam mais a atenção do atleta de 37 anos, que acredita poder jogar mais um ano antes de se aposentar. Mesmo se não parar agora, Lugano promete analisar com carinho a oferta do São Paulo em voltar ao clube para uma função no departamento de futebol. (Por Bruno Grossi e José Eduardo Martins)

Inter aguarda Boca x River para tentar meia do Sevilla

O Internacional observa de longe uma briga entre Boca Juniors e River Plate pelo meia-atacante Walter Montoya, de 24 anos, que defende o Sevilla. Os argentinos querem a contratação do jogador, mas, se ninguém conseguir, o Colorado também está disposto a se envolver. O problema é financeiro. Após um pedido do técnico Guillermo Schelotto para Libertadores de 2018, o valor que o Boca cogita investir no jogador se aproxima dos 5 milhões de dólares (R$ 16,1 milhões). Por indicação do técnico Marcelo Gallardo, o River Plate já adiantou que paga valor semelhante. E o Inter não tem o mesmo poder de compra. Então, aguarda o que os espanhóis imaginam para liberar o jogador, que está na reserva e pouco aproveitado, e dependendo do desfecho tentará um empréstimo de uma temporada. (Por Marinho Saldanha)