Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Globo respira mais aliviada após depoimento "leve" de J. Hawilla

J. Hawilla, empresário envolvido no escândalo de corrupção da Fifa, durante evento em 2013 - Zanone Fraissat /MONICA BERGAMO
J. Hawilla, empresário envolvido no escândalo de corrupção da Fifa, durante evento em 2013
Imagem: Zanone Fraissat /MONICA BERGAMO

do UOL, em São Paulo

08/12/2017 04h00

Após ser citada na delação de Alejandro Burzaco e ver a imagem arranhada por conta de propinas relatadas pelo argentino, a TV Globo aguardava com certa apreensão o depoimento do empresário brasileiro J. Hawilla em tribunal nos EUA durante julgamento dos casos de corrupção na Fifa. Passada a participação do antigo executivo da Traffic no caso, a emissora brasileira sentiu certo alívio ao não ser vinculada a nenhum novo escândalo.

Sem mais detalhes do que Hawilla teria gravado e dizendo não ter informações sobre propinas após apurações internas, a Globo não conseguia prever um cenário. No fim, ele acabou se mostrando “tranquilo”, na avaliação interna da TV. As delações de J. Hawilla se concentraram especialmente em relatar esquemas ligados aos ex-cartolas da CBF, José Maria Marin e Ricardo Teixeira. Na visão da Globo, o “fogo” desta vez passou longe da emissora do Jardim Botânico. (Por Pedro Ivo Almeida)

Corinthians: Eleição no Vitória atrasa papo por Tréllez

A direção do Corinthians esperava ter avançado nas tratativas pelo centroavante Tréllez, mas esbarra nos problemas internos que o Vitória atravessa. Em situação política tensa, já que a eleição é no próximo dia 13, o presidente interino Agenor Gordinho não quer concluir negociações antes da passagem de bastão. 

Depois de contatos com o estafe do jogador colombiano, o Corinthians se mostra confiante quanto às possibilidades de entrar em um acordo com Tréllez e o próprio Vitória. Os detalhes, porém, são mantidos em sigilo entre as partes. O contrato atual entre o atacante e a equipe baiana é válido até o fim de 2018. (Por Dassler Marques)

Corinthians sonda lateral revelação do Bahia

Destaque do Bahia no returno do Brasileirão, o lateral esquerdo Juninho Capixaba, 20 anos, é um dos nomes que o Corinthians sondou nos últimos dias para tentar compor o elenco para 2018. A prioridade dos corintianos é por um jogador de maior experiência para assumir a vaga deixada por Arana, mas o desempenho de Capixaba chamou a atenção. O Bahia, por sua vez, se interessa por Moisés, também lateral esquerdo alvinegro, mas por ora não pensa em se desfazer de seu atual titular. (Por Dassler Marques)

Vasco: Conselheiros discutem e briga vai parar na Polícia

O clima político ainda ferve nos bastidores do Vasco. Além do impasse sobre a validade ou não dos votos da polêmica urna 7, discussões e ameaças dão o tom em São Januário. Durante o jogo do último domingo (3), uma briga acalorada entre o presidente do Conselho Fiscal, Otto de Carvalho, e o conselheiro Alberto Pereira dos Santos foi parar na 17ª Delegacia de Polícia. Otto deu queixa após ouvir “vou lhe enfiar a porrada” do conselheiro ligado ao grupo do presidente Eurico Miranda. O clima esquentou e outras pessoas tiveram de intervir para evitar um desfecho pior. O presidente do Conselho Fiscal ainda solicitou formalmente ao Conselho Deliberativo uma punição a Alberto. (Por Pedro Ivo Almeida)

São Paulo: Renan Ribeiro pode seguir no clube em 2018

Renan Ribeiro não faz parte dos primeiros planos do São Paulo para 2018, tanto é que o clube está muito perto de acertar a contratação de Jean, do Bahia, e deve manter Sidão e Lucas Perri. O goleiro, no entanto, ainda pode permanecer no Tricolor. Segundo apurou a De Primeira, o arqueiro não recebeu propostas de outros clubes até o momento e, por isso, a princípio, pensa em se reapresentar com os demais jogadores em janeiro. No São Paulo desde 2013, Renan tem contrato até 28 de maio de 2018 e o Tricolor não demonstrou intenção de renovar o vínculo. (Por José Eduardo Martins)

São Paulo: Leco vai ter de indicar mais um para o Conselho

Ao assumir a diretoria executiva de futebol do São Paulo, Raí vai ter de abrir mão de sua vaga no Conselho de Administração do clube. De acordo com o estatuto tricolor, que entrou em vigor em sua totalidade neste ano, uma pessoa não poderia acumular as duas funções. Por isso, o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vai ter de indicar uma pessoa para ocupar o posto no conselho. O órgão é composto por nove integrantes: o presidente do clube; o vice (Roberto Natel);  três eleitos pelo Conselho Deliberativo (Adilson Alves Martins, Júlio Casares e Sílvio Médici); um indicado pelo Conselho Consultivo (José Eduardo Mesquita Pimenta) e três independentes indicados pelo presidente (o secretário do governo de São Paulo, Saulo de Castro Abreu, o empresário Júlio Conejero e Raí). (Por José Eduardo Martins)

Cruzeiro: Ex-vice de futebol deixa Conselho

Bruno Vicintin, vice de futebol do Cruzeiro entre setembro de 2015 e outubro de 2017, deixou o Conselho Deliberativo do clube. Pré-candidato à presidência, ele não estava na chapa eleita no último sábado (2) e, agora, só poderá voltar ao quadro de conselheiros em dezembro de 2020. A saída se deu por uma manobra política. Conselheiros próximos a Zezé Perrella e Itair Machado auxiliaram a na retirada do nome do empresário da chapa que contou com 220 pessoas no fim de semana. A intenção da dupla é reduzir as ações de Vicintin na política do clube. (Por Thiago Fernandes)