Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Maicon processa o SP por adicional de concentração e jogos aos domingos

Maicon comemora gol pelo São Paulo; volante processa o São Paulo por hora extra e adicional noturno - Wagner Carmo/VIPCOMM
Maicon comemora gol pelo São Paulo; volante processa o São Paulo por hora extra e adicional noturno
Imagem: Wagner Carmo/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

20/12/2017 04h00

O volante Maicon, atualmente no Grêmio, move ação trabalhista contra o São Paulo. No processo, o jogador diz que o time do Morumbi não pagou adicionais referentes a jogos aos domingos e feriados, períodos adicionais de concentração (Artigo 28, parágrafo 4º, inciso III da Lei Pelé), e adicional noturno. Além disso, a defesa de Maicon acusa o São Paulo de não repassar integralmente os direitos de arena.

O advogado do volante, Leonardo Laporta, diz que seu cliente tem direito a receber R$ 1,5 milhão do São Paulo. A Justiça marcou audiência para janeiro. Procurado pela De Primeira, o departamento jurídico do São Paulo informou que não comentará o assunto. (Por Bruno Grossi e Bruno Thadeu)

São Paulo: Kaká procura Raí por curso de gestão da Uefa

Agora ex-jogador, Kaká já tem como objetivo tornar-se dirigente no futebol, mas quer estudar antes de partir para qualquer aventura sem experiência no ramo. Por isso, na semana passada, ele procurou Raí, agora diretor-executivo de futebol do São Paulo, para pegar dicas sobre a formação do também ídolo tricolor na área de gestão esportiva. 

Em maio deste ano, Raí estava na primeira turma formada no mestrado executivo organizado pela Uefa, associação que comanda o futebol europeu. Kaká fez perguntas sobre o curso e até tentou uma inscrição já para a próxima edição, mas uma limitação de vagas pode fazê-lo esperar pela turma seguinte. As conversas ainda abordaram os planos do dirigente para o São Paulo, que chegou a fazer sondagem para tê-lo jogando em 2018. (Por Bruno Grossi)

Cruzeiro: presidentes ficam em saia-justa em cerimônia

O clima de guerra instaurado nos bastidores do Cruzeiro fez com que Gilvan de Pinho Tavares passasse por uma nova saia-justa em um evento do clube. Na cerimônia de posse de Wagner Pires de Sá, ocorrida na noite da última segunda (18), o ex-presidente se encontrou com o seu sucessor e o novo chefe do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella. No evento, eles se cruzaram, mas sequer se cumprimentaram. Gilvan é alvo de constantes críticas da nova cúpula. As dívidas deixadas por sua administração e as trocas na diretoria são os motivos para a ruptura do antigo com o novo cartola. (Por Thiago Fernandes)

Corinthians: Excluída por Andrés, ex-candidata vai à oposição

Anunciada como candidata a vice-presidente por Andrés Sanchez, e posteriormente excluída do posto, Maria de Lourdes Jacob Mattavo aceitou convite para integrar a chapa Corinthians Grande. O grupo apoia Felipe Ezabella, candidato à presidência do clube, e é majoritariamente formado por membros dissidentes da Renovação & Transparência, grupo de Andrés. Em contato com a coluna, Lourdes explicou a situação e demonstrou descontentamento por ter tido seu nome ligado ao grupo de Roque Citadini, também oposicionista. "Estou tendo uma exposição muito grande com relação ao fato de ser mulher. Primeiro, fiquei na Renovação por lealdade ao Andrés, mas apoiava a ideia deles (Corinthians Grande). Me senti muito incomodada com o que o Roque fez. Já recebi convites, mas nunca estive com ele", reclamou, em contato com a De Primeira. (Por Dassler Marques)

Ex-presidente do Bahia viaja com sucessor para fazer contatos

Guilherme Bellintani, novo presidente do Bahia, será acompanhado por Marcelo Sant'anna, seu antecessor, em sorteio da Copa Libertadores em Assunção, nesta quarta (20). Ainda que o Bahia esteja fora da competição, Bellintani será introduzido por Marcelo a mandatários de outros clubes. Na última terça-feira (19), Guilherme Bellintani esteve na capital paulista para reuniões com dirigentes do Corinthians e do São Paulo, antes do embarque ao Paraguai. As conversas giraram em torno das transferências de Jean e Juninho Capixaba, respectivamente, para são-paulinos e corintianos, além de nomes que podem se juntar ao Bahia. (Por Dassler Marques)

Reforços para o Brasileirão de Aspirantes

Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Vasco e Fluminense prometeram participar da próxima edição do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em 2018, que teve a primeira edição em 2017 com dez equipes para jogadores até 23 anos -- o Inter bateu o Santos na final. A ideia é que o torneio tenha até 16 equipes, e que se façam até cem partidas entre maio e setembro. A versão 2017 teve 26 partidas em menos de um mês, entre novembro e dezembro. Com os direitos pertencentes ao Esporte Interativo, o torneio foi o primeiro campeonato nacional que teve os seus jogos transmitidos via Facebook -- foram 53 milhões de videoviews pela rede social. Na TV por assinatura, o torneio alcançou 3,2 milhões de pessoas, enquanto 13,9 milhões foram alcançadas por meio do Esporte Interativo BR (nas antenas parabólicas). (Por Marcel Rizzo)