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Globo aumenta número de clássicos fora do horário nobre para bombar PPV

Willian e Arboleda no clássico; Palmeiras x São Paulo na quinta é exemplo da estratégia da Globo - Marcello Zambrana/AGIF
Willian e Arboleda no clássico; Palmeiras x São Paulo na quinta é exemplo da estratégia da Globo
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 04h00

A Globo tirou a maioria dos clássicos dos Estaduais do horário nobre para bombar a audiência do Premiere. O movimento, que se iniciou há três anos, se intensificou na atual temporada. No Rio de Janeiro, só um clássico dos seis previsto estará na TV aberta, sendo que esse número era de cinco em dez há dois anos. No Gauchão, nenhum dos quatro clássicos nos últimos quatro anos ficaram na faixa da Globo. Em São Paulo, apenas dois dos seis clássicos foram transmitidos na TV aberta em 2018.

É esse movimento que explica, por exemplo, Palmeiras e São Paulo se enfrentando na última quinta. No domingo passado, pelo mesmo motivo, Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram às 11h do domingo. Em comunicado, a Globo diz que todas as decisões são feitas em conjunto com as federações e acrescenta. "É importante haver um equilíbrio entre as diversas janelas (TV aberta, paga e PPV), de modo que todas atendam seu mercado e público, permitindo inclusive maiores receitas aos clubes". (Por Danilo Lavieri)

CBF: Ameaça de corte a federações contra Del Nero

As federações que não manifestassem apoio a Caboclo na sucessão a Del Nero foram ameaçadas de ficar sem o repasse de verbas feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Foi assim que o atual presidente se livrou de qualquer risco de ver Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, com condições de se candidatar como opositor.

Ele precisaria de ao menos oito federações a seu favor, mas viu 20 das 27 fecharem com Del Nero na última quinta-feira. As outras sete que faltam ainda se reunirão com o presidente da CBF nesta sexta-feira. Para se ter uma ideia, o balanço do ano passado mostrou que a Federação do Maranhão, por exemplo, recebeu R$ 1,73 milhão. A do Piauí engordou as suas contas em R$ 1,49 milhão. As duas federações foram as que mais ganharam da CBF em 2017 e estão entre as que prometeram apoio a Caboclo. A CBF nega que tenha feito tal ameaça. (Por Danilo Lavieri)

Grêmio: Contrato prevê Arthur na disputa da Bola de Ouro

O Grêmio vai receber bônus financeiro com o futuro de Arthur além do valor fixo. Na negociação com o Barcelona, o time gaúcho incluiu cinco itens que podem gerar até 10 milhões de euros (R$ 40,2 milhões na cotação atual) e um deles indica toda a confiança no potencial do volante. O valor da cláusula será recebido na totalidade se o jogador disputar a Bola de Ouro da Fifa. O prêmio é concedido ao melhor jogador do mundo e na última década tem se revezado entre as mãos (e pés) de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Arthur precisa aparecer na lista final de indicados, que é composta por 30 nomes. Caso isso ocorra, o Grêmio será recompensado. Outros itens que gerarão bônus são: renovação contratual, convocação para seleção brasileira, conquista de títulos e número de jogos pelo clube catalão. (Por Jeremias Werneck)

São Paulo: Proposta da Adidas é de cinco anos de contrato

A proposta da Adidas para fornecer material esportivo ao São Paulo é de cinco anos e deve começar a valer a partir do segundo semestre deste ano. Segundo o estatuto tricolor, o acordo deve ser aprovado ainda pelo Conselho Deliberativo do clube na próxima reunião do órgão. O Conselho de Administração já deu o seu aval e a tendência é de que a oferta seja aceita e oficializada. Os valores oficiais ainda não foram divulgados, mas especula-se que a empresa vá pagar menos do que a Under Armour, que investia R$ 16 milhões anualmente no clube. A Under Armour tinha contrato por mais dois anos e entrou em acordo para rescindir o vínculo no fim de 2017, sendo que vai fornecer o material até junho deste ano. (Por José Eduardo Martins)

São Paulo: Régis não deve ser utilizado contra o CRB

Apesar de ainda não ter sido apresentado oficialmente, Régis já é visto como reforço do São Paulo. Nesta quinta-feira (6), o lateral direito passou pelo CT da Barra Funda, agendou os exames médicos e conheceu os futuros companheiros de clube. O jogador deve ser inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e ter condições de enfrentar o CRB na quarta-feira, em Alagoas, pela Copa do Brasil. No entanto, a comissão técnica não deve utilizá-lo, pois o ala não deve ter tempo de treinar e se adaptar ao clube. Liberado pelo São Bento de Sorocaba, o jogador, de 28 anos, vai assinar contrato até abril de 2019 que vem, com possibilidade de renovar por mais três temporadas. (Por José Eduardo Martins)

Palmeiras: WTorre passará a promover shows no Allianz

A WTorre, construtora que administra o Allianz Parque, passará também a promover eventos por contra própria dentro do estádio. Atualmente, a empresa apenas "aluga" o espaço para que outras promotoras realizem os eventos e shows, sem se envolver em tarefas operacionais como contratação de artistas, montagem de estrutura e venda de ingressos. A mudança no sistema pode ser benéfica para o Palmeiras. A ideia é incentivar o uso do formato "Allianz Hall", em que um palco menor é montado atrás do gol e fica virado para as arquibancadas, sem interferência no gramado. O objetivo da construtora é "vender" esse formato, estimulando que outras produtoras também o utilizem, especialmente para shows com menor potencial de público, já que ele rentabiliza o espaço por ser mais barato e prático de montar. Neste cenário, os eventos podem ocorrer em datas próximas às partidas do Palmeiras, que não precisaria tantas vezes jogar fora de sua casa. (Por Leandro Miranda)