Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Chegada de Aguirre comprova a força de Lugano nos bastidores do São Paulo

Diego Aguirre é observado por Lugano em sua apresentação; ex-zagueiro foi fundamental na chegada do compatriota - Ale Cabral/AGIF
Diego Aguirre é observado por Lugano em sua apresentação; ex-zagueiro foi fundamental na chegada do compatriota
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

14/03/2018 04h00

Os últimos dias de crise do São Paulo, com a queda de Dorival Júnior e a chegada de Diego Aguirre, mostraram a força de Lugano como dirigente do clube. Se no papel é “apenas” o superintendente de relações institucionais, na prática o uruguaio foi o responsável por indicar o nome do novo treinador e fazer os primeiros contatos com o compatriota. Como dirigente, Lugano tem ganhado respeito no clube por seu estilo de trabalho.

Figura presente no dia a dia do time, acompanha as partidas, treinos e tem relação muito próxima de todos no CT da Barra Funda. Também assumiu em alguns momentos a responsabilidade de porta-voz.  Por exemplo, quando a torcida foi para o CT da Barra Funda para demonstrar o seu apoio, na última quarta-feira (7), o ex-jogador foi quem conversou com a imprensa. Em outros tempos, a distância entre dirigentes do clube e os jornalistas, especialmente em momentos de críticas, era um problema. A atual diretoria tenta resolver isso justamente com o uruguaio, que cogita fazer cursos de especialização para crescer na função. (Por José Eduardo Martins)

Corinthians x Palmeiras: Andrés e Galiotte se desentendem 

Maurício Galiotte e Andrés Sanchez, presidentes de Palmeiras e Corinthians, respectivamente, tiveram um bate-boca com o ânimo um pouco mais acirrado no Conselho Técnico da última terça-feira, na Federação Paulista de Futebol. Ao ouvir a proposta do Bragantino de jogar a ida no Pacaembu, caracterizando a inversão de mando, o palmeirense levantou e disse que não concordava. O cartola disse saber que a mudança estava dentro do regulamento, mas que considerava a troca ruim para o campeonato. 

Na hora em que ouviu, Andrés não gostou e alegou que Galiotte estava pensando apenas nele, e não no Paulistão ou nas equipes pequenas. Pessoas que presenciaram a reunião afirmaram que o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, precisou intervir para que a reunião prosseguisse. Minutos depois, Galiotte repetiu o discurso nas entrevistas para a imprensa ainda no saguão da FPF. Andrés, por sua vez, foi embora e deixou apenas o diretor Duílio Monteiro Alves como seu representante. (Por Danilo Lavieri)

Porto Alegre tenta entrar na disputa da final única da Libertadores

A partir de 2019 a Libertadores vai copiar a Liga dos Campeões e terá final em jogo único. A mudança já gera movimentos políticos para formar a lista de cidades candidatas e Porto Alegre quer estar no páreo - Santiago, Lima e Rio de Janeiro já são postulantes. O argumento em favor da capital gaúcha é a localização. Porto Alegre fica próxima de Argentina e Uruguai e facilitaria o acesso de torcedores. O plano foi discutido recentemente com dirigentes da Conmebol, mas a candidatura ainda não é oficial. (Por Jeremias Werneck)

Flu: Hoje no Corinthians, Henrique é único da "barca" sem acordo

Um dos mais ilustres tripulantes da “barca” que saiu das Laranjeiras, o zagueiro Henrique é o único dos oito ex-jogadores do Fluminense que ainda não chegou a um acordo financeiro com o clube. O defensor, atualmente titular do Corinthians, moveu ação judicial na qual alega ter R$ 9,1 milhões a receber entre salários, férias, premiações e fundo de garantia em atraso. As partes ainda conversam, mas não há um consenso sobre valores, prazos e forma de pagamento. As dispensas ocorridas em dezembro deixaram o Fluminense em pé de guerra, e o Tricolor crê que o desfecho de todos os casos será uma espécie de propaganda positiva para a gestão de Pedro Abad, muito questionada na época do episódio. O clube disse que "segue em tratativas de acordo com o atleta Henrique, com expectativa positiva de desfecho". O advogado do atleta, André Ribeiro, não foi encontrado para falar sobre o caso. (Por Leo Burlá)

Corinthians recontrata observador demitido em setembro

Demitido em setembro das divisões de base do Corinthians, onde atuava à frente da captação de atletas, Alysson Marins foi recontratado pelo clube nesta semana. Ele acabou, de certa maneira, promovido, já que irá trabalhar como observador técnico dos profissionais. O próprio Alysson anunciou a novidade em suas redes sociais. Na demissão recente, a justificativa do departamento amador foi de que se desenhava um novo projeto para a captação de jogadores e que a permanência de Alysson não estava alinhada. Também havia queixas, entre dirigentes, sobre os rendimentos do novo observador de Carille. Marins ficou conhecido na base do clube pela relação próxima com Lucas Sanchez e seu pai Andrés, de volta à presidência desde fevereiro. (Por Dassler Marques)

Após apagão, Doria decide não voltar ao Pacaembu

Presente no último jogo do Santos no Pacaembu, em clássico contra o Corinthians há duas semanas, o prefeito paulistano João Doria decidiu não retornar para o próximo confronto de sua equipe no estádio. Na quinta-feira, pela Copa Libertadores, o Santos recebe o Nacional-URU em partida cercada de expectativas. Doria, porém, não estará por lá. No clássico com o Corinthians, o prefeito e sua equipe se irritaram pelo quinto apagão em oito jogos do Pacaembu – ele deixou o local imediatamente assim que as luzes se apagaram e alegou protocolos de segurança. Desde então, algumas medidas foram tomadas para que o estádio suporte a demanda, como a contratação de um novo gerador. (Por Dassler Marques)