Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Palmeiras faz sindicância e pode punir sócios que xingaram presidente e COF

Maurício Galiotte - Ale Cabral/AGIF
Maurício Galiotte
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Moscou (RUS)

23/03/2018 04h00

Dois sócios do Palmeiras, um deles também conselheiro do clube, estão sob sindicância por terem proferido xingamentos nas redes sociais - um direcionado ao presidente Mauricio Galiotte, outro ao Conselho de Orientação e Fiscalização (COF), órgão responsável por fiscalizar a gestão da diretoria. Membros de um grupo de oposição a Galiotte, eles podem ser advertidos ou até suspensos após terem seus casos analisados.

Cada um terá seu caso analisado em um ambiente distinto. Adauto Lima, que é conselheiro e chamou o COF de "lixo" no Twitter após acusar vazamento de informações, teve sindicância instaurada diretamente no Conselho Deliberativo do Palmeiras. Já Lucas Amorim, que é apenas associado, ofendeu Galiotte com um palavrão na rede social no dia da derrota para o Corinthians, em 24 de fevereiro, terá sua situação analisada pelo departamento de sindicância da diretoria.

O estatuto do Palmeiras diz que é proibido aos sócios "desacatar, por atos ou palavras, os membros dos poderes ou órgãos constitutivos da administração social, os diretores, diretores adjuntos, representantes, auxiliares ou empregados no exercício das respectivas funções ou no cumprimento de ordem superior". (Por Leandro Miranda)

Futuro presidente da CBF passeia e evita contato com jogadores

Candidato único para as eleições da CBF em abril, Rogério Caboclo viajou a Moscou, diferentemente do atual presidente Marco Polo Del Nero, que não vai ao exterior desde 2015. Acompanhado do secretário-geral da entidade, Walter Feldman, Caboclo mantém uma rotina distante dos jogadores da seleção brasileira.

No primeiro dia inteiro na capital russa, o próximo mandatário não fez aparição pública - seja no treinamento do Brasil ou na entrevista coletiva de Tite. Caboclo, que irá a Berlim na sequência do amistoso contra a Rússia, fez reunião com a federação local e conheceu pontos turísticos moscovitas, como a Praça Vermelha. Ele segue o protocolo para dirigentes e está hospedado em hotel diferente ao da seleção. (Por Danilo Lavieri e Dassler Marques)

Tite comanda treino da seleção - Pedro Martins / MoWA Press - Pedro Martins / MoWA Press
Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Auxiliares de Tite iniciam testes com tablets

A comunicação de auxiliares técnicos posicionados na tribuna com o banco de reservas de suas respectivas equipes foi liberada pela Fifa e será uma novidade na Copa da Rússia. Atenta à novidade, a comissão de Tite faz planos para utilizar tablets para o envio de análises, dados e troca de mensagens. A ideia inicial era já usar o expediente em amistoso desta sexta, mas os russos não autorizaram.

Normalmente presentes ao lado de Tite no banco, os auxiliares Cléber Xavier e Sylvinho devem se comunicar com os também assistentes Matheus Bachi e Fernando Lázaro, que assistem às partidas da tribuna. Na avaliação do estafe brasileiro, a interação das duas duplas poderá ser mais ampla a partir de agora.

Os auxiliares que assistiam ao jogo de cima, normalmente, desciam ao vestiário nos minutos finais do primeiro tempo e se limitavam a transmitir duas ou três análises e comentários a Cléber e Sylvinho. A comissão agora entende que, em tempo real, pode rapidamente detectar e discutir mais situações de jogo. (Por Danilo Lavieri e Dassler Marques)

Justiça se engana e quase "devolve" Scarpa ao Palmeiras

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro se enganou nesta terça-feira e publicou que havia aceito um recurso de Gustavo Scarpa na ação que move contra o Fluminense - isso significaria que o meia teria conseguido reverter a decisão que o tirou do Palmeiras e o devolveu ao Fluminense. Horas depois, entretanto, o erro foi corrigido - a publicação se referia à vitória do Flu na última semana, derrubando a liminar que o desvinculava.

No relatório, finalmente lavrado nesta quinta-feira, a desembargadora reconhece os atrasos em direitos de imagem e FGTS por parte do Flu, e também admite que, de acordo com a Lei Pelé, seriam motivos válidos para a rescisão de contrato. Contudo, ela argumenta que Scarpa conviveu com atrasos desde 2012, e chegou a renovar contrato depois destes atrasos: com isso, levanta a hipótese de que a rescisão não tenha sido motivada por eles, e sim pelo desejo de se desvincular sem o pagamento de multa de R$ 200 milhões. (Por Pedro Lopes)

Sem espaço, trio corintiano treina em horários alternativos

O Corinthians segue na busca por um elenco mais enxuto, mas tem encontrado dificuldades com pelo menos três nomes: o meia Gustavo Viera, o atacante Bruno Paulo e o goleiro Matheus Vidotto. À espera de propostas, o trio segue treinando em horários alternativos no CT Joaquim Grava. Na última segunda-feira, por exemplo, os atletas trabalharam no período da tarde, horas depois dos outros jogadores do elenco.

Depois de acertar o empréstimo do volante Warian ao Atlético-GO, o Corinthians passou a contar com 35 atletas no grupo que treina sob o comando de Fábio Carille. Dois atletas podem ser emprestados nos próximos dias: o lateral direito Léo Príncipe e o volante Jean. Assim, o grupo ficaria com 33 atletas, número considerado bom pelo treinador corintiano. (Por Diego Salgado)

No Bahia, torcedores "mandam" no novo uniforme

O Bahia abre entre seus torcedores nesta sexta um concurso para escolher os próximos modelos de uniforme do time. Mas não será uma votação simplesmente: as pessoas mandarão desenhos para a camisa 1 (branca), a 2 (com listras) e a 3 (modelo livre), e os jogadores usarão as escolhidas. Em 22 dias o clube escolherá os vencedores, e jogará ainda esse ano com as novas camisas desenhadas pelos torcedores. Os vencedores receberão duas camisas do modelo que criou. (Por Marcel Rizzo)

Lugano com reforço uruguaio - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Por Uruguai, Lugano faz acordo com presidente do Banco Mundial

Superintendente de relações institucionais do São Paulo, Diego Lugano participou de um encontro com o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, no Uruguai. O ex-zagueiro e hoje dirigente tricolor expôs um pouco da situação difícil do futebol uruguaio nos últimos anos e aproveitou a oportunidade para pedir auxílio. Sensibilizado, Kim prometeu buscar fundos com organizações internacionais para contribuir com o esporte. Em contrapartida, o presidente do Banco Mundial pediu para Lugano utilizar a sua imagem para ajudar o Uruguai a melhorar o seu desempenho em 20% nas próximas provas da PISA - Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que avalia a capacidade de leitura, matemática e ciências de jovens de 15 anos.

Durante a sua viagem, Lugano também aproveitou a oportunidade para encontrar com o possível reforço do São Paulo, Gonzalo Carneiro (foto acima). O atacante está de saída do Defensor, do Uruguai, e perto de um acerto com o Tricolor. (Por José Eduardo Martins)

Cruzeiro faz auditoria em ex-diretoria e define data para análise

A pedido de conselheiros, o Cruzeiro contratou a consultoria BDO Brazil para realizar uma auditoria nas contas do clube. A gestão do presidente Wagner Pires de Sá quer detalhar todas as contas da antiga diretoria, comandada pelo mandatário Gilvan de Pinho Tavares. A fiscalização se iniciou após uma solicitação do advogado Guilherme Cruz, membro do conselho do clube, e tem previsão para encerramento em 10 de abril, conforme apurado pela coluna De Primeira. Uma das principais promessas da nova cúpula do Cruzeiro era adotar uma postura de transparência em relação aos gastos e eles creem que a divulgação dos valores pagos pela antiga diretoria é imprescindível. (Por Thiago Fernandes)