Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Ex-sócio de Del Nero, deputado federal recebe mais da CBF do que da Câmara

Deputado Vicente Cândido (PT-SP), durante sessão na Câmara dos Deputados - Lúcio Bernardo Jr / Câmara dos Deputados
Deputado Vicente Cândido (PT-SP), durante sessão na Câmara dos Deputados
Imagem: Lúcio Bernardo Jr / Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

26/04/2018 04h00

Acumulando cargos de deputado federal (PT-SP) e diretor de assuntos internacionais da CBF, Vicente Candido recebe um salário maior na entidade que comanda o futebol brasileiro do que na Câmara dos Deputados. A De Primeira teve acesso a documentos da entidade que mostram um salário de R$ 37 mil, superior aos R$ 33 mil recebidos pelo cargo público. Procurado pela reportagem, Candido admitiu o salário, afirmou não haver qualquer ilegalidade nisso e ressaltou que tudo está registrado em seu imposto de renda.

Cândido foi sócio do ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero em um escritório de advocacia e também ocupa cargo de diretor de relações internacionais e institucionais do Corinthians. Como deputado, costuma atuar em projetos relacionados a futebol e defender os interesses da CBF, tendo sido relator da Lei Geral da Copa e participado da elaboração do Profut. Baseado em Brasília e São Paulo, Vicente Cândido não costuma dar expediente na CBF. (Por Pedro Lopes)

São Paulo: Pimenta vai avalia separação entre clube e futebol

Em reunião do Conselho de Administração do São Paulo, José Eduardo Mesquita Pimenta, rival de Leco nas últimas eleições, foi nomeado para presidir a comissão que vai analisar a separação do clube social do futebol no Tricolor. Produzido a partir de um estudo da consultoria Deloitte, o projeto inicial foi concebido pelos advogados José Francisco Manssur e Rodrigo Monteiro de Castro.

Segundo apurou a De Primeira, ainda não foram definidas quantas pessoas vão integrar a comissão nem a data para o término do estudo. Para ser colocado em prática, o projeto ainda deve ser aprovado no Conselho Consultivo, no Conselho Deliberativo e em assembleia geral com os sócios. (Por José Eduardo Martins)

São Paulo deve revezar treinos no CT e em Cotia durante a Copa

O São Paulo está ajustando os últimos detalhes do período de treinos da parada do Campeonato Brasileiro, durante a Copa do Mundo. A paralisação tem 35 dias e deve ser dividida entre férias para os atletas e sessões de treinamento parecidas com a de uma pré-temporada. A ideia do Tricolor é alternar esses trabalhos entre o CT da Barra Funda e o CFA Laudo Natel, em Cotia. É mais uma parte do plano do diretor-executivo de futebol Raí para aproximar o time profissional das categorias de base. Nenhuma excursão está prevista para o período, diferentemente do que aconteceu em 2014, quando o clube viajou para o Estados Unidos. Na época, os dois CTs estavam cedidos a seleções durante o Mundial no Brasil e o São Paulo recebeu convite para disputar amistoso e jogo-treino com o Orlando City, o que ajudaria a costurar o retorno de Kaká naquele ano. (Por Bruno Grossi)

Vasco vê impasse entre diretoria e comissão por novo goleiro

Nome certo da lista do Uruguai para a Copa do Mundo, Martín Silva desfalcará o Vasco durante um longo período para a preparação para o Mundial da Rússia. Preocupada, a diretoria monitora o mercado atrás de um nome para a reserva do gringo. O desejo, no entanto, esbarra em um impasse com a comissão técnica. Preparador de goleiros do Cruzmaltino, Fábio Tepedino diz confiar no questionado reserva Gabriel Félix e não vê necessidade de um novo nome para o setor. A diretoria discorda. A bola agora está com o técnico Zé Ricardo, que concorda com a visão de seus superiores, mas “demora a se posicionar” sobre o caso. O tempo passa e os vascaínos não conseguem bater o martelo sobre uma futura negociação. (Por Pedro Ivo Almeida)

Fluminense: "Persona non grata”, Scarpa é “trocado” no CT

Mesmo longe do Fluminense desde que começou a batalha judicial pela rescisão unilateral de seu contrato de trabalho, o meia Gustavo Scarpa ainda incomoda. Um dos últimos grandes nomes revelados pelas divisões de base do clube, ele teve sua imagem retirada de um outdoor que exibe jogadores de destaque que nasceram no Flu, no CT de Xerém. O clube trocou a peça instalada no campo 1 do local de treinos da base e trocou o ex-camisa 10 pelo atacante Pedro na nova propaganda. O centroavante tem a companhia de Thiago Silva (PSG), Marcelo (Real Madrid), Fabinho (Monaco), e dos tricolores Douglas e Marcos Jr. (Por Léo Burlá)

Grêmio segue mudanças no Mundial atento a vaga em 2021

O Grêmio acompanha atentamente as notícias relacionadas à mudança no formato do Mundial de Clubes da Fifa. Campeão da Libertadores de 2017, o Tricolor ainda não recebeu nenhum informe oficial sobre a competição, mas sabe que o projeto envolve os vencedores continentais de até quatro temporadas anteriores ao torneio. Com isso, o clube gaúcho estaria garantido na edição de 2021. Os dirigentes mantêm contato com a Conmebol e esperam dela um comunicado sobre as vagas para o campeonato ainda neste ano - provavelmente depois da Copa do Mundo. (Por Jeremias Wernek)