Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Seleção sub-20 deve desfalcar SP e Palmeiras para fazer período de treinos

Seleção brasileira sub-20 vai se reunir para treinos e desfalcar SP e Palmeiras - Mauro Neto/Sejel-AM
Seleção brasileira sub-20 vai se reunir para treinos e desfalcar SP e Palmeiras Imagem: Mauro Neto/Sejel-AM

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 04h00

A última quinta-feira definiu São Paulo x Palmeiras e Corinthians x Botafogo como as semifinais da Copa do Brasil sub-20, importante torneio das categorias de base, chancelado pela CBF. O clássico paulista, no entanto, terá desfalques no jogo de ida por conta de uma convocação da seleção brasileira da categoria, que se reúne para treinamentos. O São Paulo tem seis chamados, sendo que quatro estariam disponíveis - Brenner está no profissional e Igor Gomes suspenso. O clube do Morumbi agora discute se pede a liberação de algum dos jovens, entre Walce, Luan, Helinho e Toró. O Palmeiras, por outro lado, já avisou que não deve vetar a ida de nenhum de seus convocados (Luan Cândido, Vitor Eduardo, Alan e Fernando), principalmente por ver "justiça" nos desfalques que o rival também terá.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) abriu as portas para conversas com as equipes e assegurou que não veta nenhum pedido de liberação nas seleções de base. A entidade ainda explica que a escolha das datas para treinos da seleção sub-20 foi discutida minuciosamente para afetar menos possível as decisões dos torneios de clube da categoria. Causar desfalques em jogos de ida de uma semifinal era a melhor opção entre tirar os atletas das finais da Copa do Brasil ou dos Estaduais da categoria, no fim de maio. A semana de treino será realizada no CT Joaquim Grava, do Corinthians, que aproveitará para disputar jogo-treino com a seleção. (Por Bruno Grossi e Leandro Miranda)

Silêncio de clubes enfraqueceu tentativa de anular eleição da CBF

Para diversos envolvidos na ação do Ministério Público do Rio de Janeiro que tentava anular as eleições da CBF e afastar a diretoria, o silêncio dos clubes enfraqueceu o pleito. À de Primeira, parlamentares, dirigentes de oposição à CBF e pessoas envolvidas no caso criticaram o fato de nenhum clube ter agido formalmente no processo, ou mesmo buscado alguma medida própria.

O principal argumento da ação era o de que o estatuto atual da entidade nasceu em uma assembleia que não teve a presença dos clubes, apenas das federações, e por isso seria nulo. A avaliação é de que a falta de interesse de agir dos maiores prejudicados bateu de frente com ele e serviu como base sólida na defesa da CBF. A Justiça decidiu não afastar dirigentes e manter a validade do estatuto até o julgamento definitivo do caso. (Por Pedro Lopes)

Corinthians: Ronaldo tem recurso negado em dívida por patrocínio

O ex-jogador Ronaldo teve o segundo recurso negado na ação que o condenou a pagar mais de R$ 800 mil ao empresário Paulo Sérgio Palomino. Palomino já venceu em duas instâncias, alegando ter intermediado o acordo de patrocínio da Hipermarcas com Ronaldo e o Corinthians quando o ex-atacante da seleção brasileira defendeu o alvinegro. Ronaldo alegava que os acordos haviam sido fechados com membros de seu estafe à época, mas não haviam sido ratificados por ele. (Por Pedro Lopes)

Inter: Rithely evolui e prepara empréstimo para durante a Copa

O prazo do Inter vai até setembro, mas o empréstimo de Rithely está encaminhado para antes disso. O jogador está em fase avançada da recuperação de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, vem sendo acompanhado de perto pelos médicos colorados e deve voltar a treinar durante o recesso da Copa do Mundo. Caso isso se concretize, deve ter seu contrato efetivado. A reabilitação está ocorrendo em Porto Alegre e as avaliações são amplamente positivas. Desta forma, o Internacional concretiza o pacto firmado com o Sport e pega o volante de 27 anos por empréstimo pelos próximos dois anos. A maior parte das contrapartidas já foram dadas. Andrigo, Ernando e Claudio Winck, por empréstimo, e mudança em cláusulas nas liberações de Léo Ortiz e Anselmo, também por empréstimo. Resta apenas um pagamento próximo a R$ 1 milhão. (Por Marinho Saldanha)

Corinthians: Zagueiro indicado por Andrés frustra comissão

Adquirido em fevereiro, assim que Andrés Sanchez se elegeu e por indicação do presidente, o zagueiro Marllon não agradou a comissão técnica do Corinthians até aqui. As avaliações sobre o ex-defensor da Ponte Preta em treinamentos, a respeito da parte técnica e tática, não têm sido positivas. Até por isso, em mais de dois meses de Corinthians Marllon só foi relacionado para uma partida e ainda não estreou. Com Léo Santos lesionado e a perspectiva de titulares serem poupados, o zagueiro tem boas chances de estar no banco de reservas no domingo diante do Ceará. (Por Dassler Marques)

São Paulo: Esquema de folgas do elenco usa "método europeu"

A comissão técnica do São Paulo decidiu alterar o esquema de folgas do elenco após as partidas. Em vez de descansarem no dia seguinte aos jogos quando há uma semana livre, os jogadores agora só recebem a pausa dois dias depois. É um formato usual na Europa e que já foi aplicado no próprio Tricolor sob o comando de Juan Carlos Osorio. Isso acontece porque o período em que os atletas apresentam maior nível de cansaço é 48 horas depois de uma partida. Nesta semana, por exemplo, o time jogou domingo contra o Fluminense, os titulares fizeram treino regenerativo na segunda-feira e folgaram na terça. (Por Bruno Grossi)