Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

CBF não vê "privilégio" e defende importância de Tite no Jornal Nacional

Tite ao vivo na bancada do Jornal Nacional no dia da convocação da seleção brasileira - Reprodução/TV Globo
Tite ao vivo na bancada do Jornal Nacional no dia da convocação da seleção brasileira
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

16/05/2018 04h00

Após divulgar a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo na última segunda-feira (14) e conceder quase uma hora de coletiva aos mais de 200 jornalistas presentes à sede da CBF, Tite foi aos estúdios da TV Globo para uma entrevista ao vivo no Jornal Nacional. A participação colocou em xeque o discurso do treinador, repetido ao UOL Esporte, de não diferenciar veículos e rechaçar qualquer privilégio durante a cobertura pré e durante o Mundial.

Questionado, o estafe da seleção buscou esclarecer o ponto. Segundo as pessoas da confederação, tal situação, combinada desde dezembro de 2017, não configura um privilégio. Entre os argumentos, as pessoas próximas defenderam a importância do telejornal para se comunicar com o público geral que começa a se interessar pela equipe às vésperas da Copa – lembrando entrevistas de Felipão e Parreira em Mundiais passados. Por decisão pessoal, Tite não concedia entrevistas exclusivas desde o início de março. O treinador ainda reforçou que seguirá sem atender qualquer demanda específica de um veículo até o fim do torneio na Rússia. (Por Pedro Ivo Almeida)

City se afasta de Fred e conversa com Jorginho

Definido como alvo do Manchester City desde o começo do ano, o meia brasileiro Fred deixou de ser prioridade para reforçar a equipe de Pep Guardiola. Segundo emissários envolvidos nas conversas, a equipe inglesa trata como prioridade a conclusão de outro jogador da posição, o ítalo-brasileiro Jorginho, do Napoli. Encontros recentes aconteceram na Espanha.

Já o estafe de Fred, neste momento, analisa o Manchester United como destino mais provável. Em entrevista ao Sportv, ele declarou que a situação para deixar o Shakhtar só deve ser definida com a Copa do Mundo. Membro da lista de Tite, ele poderia ter tido Jorginho como colega e concorrente, mas o jogador do Napoli recusou contato da CBF e optou por defender a Itália. (Por Dassler Marques e Marcus Alves)

Vasco: Diretor deixa associação após rusga com Rodrigo Caetano

A crise política no Vasco refletiu diretamente na Associação Brasileira de Executivos de Futebol (Abex). Diretor de futebol do Cruzmaltino, Paulo Pelaipe entregou o cargo de Diretor Relator do Conselho Fiscal da entidade. Tudo porque se incomodou com a postura do colega Rodrigo Caetano, ex presidente da Abex e atual Diretor Presidente do Conselho Fiscal, de não se posicionar sobre as informações de que o presidente vascaíno, Alexandre Campello, o queria de volta em São Januário. Para Pelaipe, Caetano foi indelicado com um parceiro de associação ao não tratar o caso com clareza. A Abex defende justamente que o mercado de executivos não sofra com trocas constantes e especulações. Criada em 2011, o grupo hoje tem menos da metade das vagas de executivos na série A do Campeonato Brasileiro e vive momento instável. Times como Grêmio, Atlético-PR, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, São Paulo, Corinthians e Santos têm diretores que não se associaram à Abex. (Por Pedro Ivo Almeida)

São Paulo: Marcos Guilherme é sondado pelo Cruzeiro

O Cruzeiro procurou o Atlético-PR e o estafe de Marcos Guilherme para saber qual é a situação do jogador. O contrato do atacante com o São Paulo é válido só até o fim de junho e os paranaenses não querem ampliar o empréstimo do atleta com o Tricolor Paulista. Segundo apurou a De Primeira, o clube do Morumbi fez uma proposta de 2 milhões de euros (R$ 8,6 milhões) por 50% dos direitos do jogador, sendo que a primeira parcela seria paga em 2019. O Atlético-PR recusou a oferta, sendo que o São Paulo tem a preferência para fechar o negócio caso pague 3 milhões de euros. Além do Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians e Amiens, da França, também buscaram informações sobre o jogador. (Por José Eduardo Martins, Napoleão de Almeida e Thiago Fernandes)

São Paulo promete time feminino "oficial" para 2019

A partir de 2019, para seguir as regras do Profut e pré-requisitos das competições da Conmebol, os clubes brasileiros precisarão comprovar investimento em futebol feminino. De olho nessas exigências e no sucesso da parceria com o Centro Olímpico desde o ano passado, o São Paulo decidiu tocar seu próprio projeto na categoria. O entusiasta do projeto é o diretor-executivo de futebol do clube, Raí. Atletas e membros da comissão técnica do próprio Centro Olímpico já foram procurados pelo Tricolor, que prepara ainda uma espécie de comitiva especializada para ajudar a gerir o futebol feminino no clube. Na década de 1990, o São Paulo foi referência na modalidade com um time que chegou a arrastar torcedores para o Morumbi e ser base da seleção brasileira. Agora, a ideia é ter uma equipe profissional e pelo menos uma em categorias de formação. Com o Centro Olímpico, os tricolores foram campeões estaduais, nacionais e da América com a equipe sub-17. (Por Bruno Grossi e José Eduardo Martins)

Fla: Ex-lateral assume cargo inédito no clube

Ex-lateral do Flamengo nos anos 90, Leonardo Inácio assumirá cargo inédito na estrutura do departamento de futebol do Flamengo. Antes coordenador técnico da base, ele coordenará a transição entre as divisões inferiores e a equipe profissional. Com a benção do diretor executivo Carlos Noval, ele terá voz ativa no cotidiano do futebol rubro-negro. "Estarei diretamente ligado ao futebol profissional, diariamente trocando opiniões e planejando ao lado deles", disse à De Primeira. Com a promoção de Noval ao futebol profissional, Eduardo Freeland, ex-Botafogo, assumiu a gerência do futebol de base. O clube também fez outra mudanças em sua estrutura e anunciará Ludyo Santos (coordenador do Sub-20), Fabiano Médici (coordenador do Sub-14 ao Sub-17), e Rodrigo Nunes (coordenador do futsal ao Sub-13). (Por Leo Burlá)