Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Renato Augusto treina com grupo, mas ainda sofre com dores fortes no joelho

Renato Augusto voltou a treinar com bola; meia ainda sofre com dores no joelho esquerdo - Lucas Figueiredo/CBF
Renato Augusto voltou a treinar com bola; meia ainda sofre com dores no joelho esquerdo
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

13/06/2018 04h00

Renato Augusto ainda está longe de ter 100% de suas condições físicas para atuar pela seleção brasileira. Embora ele tenha voltado a treinar com o grupo, o meio-campista ainda sente muitas dores no joelho. Na terça-feira, depois de um dia de folga, ele deixou os trabalhos e, imediatamente, colocou uma bolsa de gelo que envolvia boa parte da perna esquerda, com certa dificuldade até de andar.

O jogador sofre com uma inflamação na região decorrente do excesso de carga de trabalho nas primeiras semanas da seleção brasileira após os treinos na China. Ele ficou fora dos dois amistosos e Tite admitiu em entrevista que ele está abaixo das condições físicas e técnicas ideais por conta do baixo nivel do Campeonato Chinês. A esperança é que ele "volte a ser o Renato se sempre" no mata-mata. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Seleção: Novo técnico do Real e Casemiro

Foi um telefonema de Julien Lopetegui, o novo treinador do Real Madrid, que ditou o rumo da carreira de Casemiro. A chamada em 2014 convenceu o brasileiro a recusar proposta da Inter de Milão e acertar com o Porto, clube que iria dirigir. Lopetegui informou a Casemiro que o acompanhava no Real Madrid  e acreditava em um plano de saída do clube espanhol para um rápido retorno em outro patamar. 

Assim, o empréstimo de um ano foi aceito e iniciaria uma trajetória que culminaria no volante como titular do próprio Real pouco depois. Foi com alegria que ele recebeu, na concentração da seleção brasileira, em Sochi, na Rússia. a notícia do reencontro com o treinador, que ele já definiu ter sido o mais importante da carreira. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Seleção: Presidente da CBF visita, mas não fica com time

Presidente da CBF, o Coronel Nunes programou uma passagem relâmpago por Sochi. Na terça (12), ele esteve na concentração da seleção brasileira e posou para uma das fotos oficiais da delegação na Copa da Rússia. Desta vez todos usaram terno, enquanto na anterior o clique foi com uniforme esportivo. O dirigente estava desde de domingo em Moscou, para onde volta nesta quarta. Lá ele participará do Congresso da Fifa no mesmo dia. Na quinta, estará na abertura do Mundial. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Palmeiras: Entorno questiona decisão de juíza

Parte da decisão contrária a Gustavo Scarpa, divulgada na última segunda, passa pelo meia ter sofrido com atrasos no Fluminense desde 2012 e, mesmo assim, ter renovado com o clube em 2017. Na visão de amigos próximos, o jogador ainda buscava seu “lugar ao sol” no início do carreira, o que impediria protestos mais duros. Em 2012 Scarpa ainda estava na base, de onde saiu em 2015 para um empréstimo no Red Bull Brasil, em São Paulo. Em 2017, por outro lado ele era destaque do Brasileiro quando a multa do novo compromisso foi fixada em R$ 200 milhões. A ação em que ele pedia a rescisão com o Fluminense cobrava atrasos que, em sua maioria, aconteceram após a renovação, que não foram negados pelo clube nem pelo juízo. A defesa do meia vai recorrer da decisão, mas enquanto isso ele segue vinculado ao clube carioca e sem poder jogar pelo Palmeiras. (Por Leandro Miranda)

Palmeiras: Erro de Olim facilita caminho ao STJD

Um detalhe jurídico pode favorecer o Palmeiras na briga pela impugnação da final do Paulista. A decisão do TJD de rejeitar o recurso do clube pedindo por um julgamento da ação manteve quase integralmente o despacho de Antônio Olim, presidente do órgão, em maio. Mas o tribunal, conforme pedido do Palmeiras no recurso, extinguiu o processo com julgamento de mérito, corrigindo o que chamou de “erro material” de Olim, que na decisão inicial havia feito a extinção por decadência, referência ao suposto prazo perdido pelo Palmeiras, sem julgamento de mérito. Com o mérito julgado, o clube tem seu caminho no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) facilitado, uma vez que o tribunal nacional poderá, se entender que for o caso, analisar o mérito no recurso – ou seja, se de fato houve interferência externa na arbitragem na final do Paulista.

Caso o mérito ficasse sem julgamento, o Palmeiras teria de recorrer ao tribunal superior apenas para que ele avaliasse a decisão do órgão paulista e, caso entendesse que ela foi equivocada, mandar o caso de volta para o TJD julgá-lo. Na prática, só com o mérito julgado na instância inferior (TJD) é que ele pode ser rediscutido na superior (STJD). Na votação no pleno do TJD, o relator Marco Aurélio Vicente Vieira citou o erro material de Olim ao dar seu voto, e foi acompanhado integralmente por outros quatro auditores – incluindo o próprio Olim, que não fez objeção à mudança. O Palmeiras, por sua vez, sustenta que fez o pedido de impugnação dentro do tempo correto, uma vez que o inquérito instaurado no TJD para apurar o caso interromperia o prazo de até dois dias após a partida. (Por Leandro Miranda e Pedro Lopes)

Napoli quer David Luiz, que aguarda Conte para se definir

Em reformulação após a chegada do técnico Carlo Ancelotti, o Napoli fez uma proposta por David Luiz. Quatro clubes já procuraram o estafe do zagueiro nas últimas semanas, mas a oferta do atual vice-campeão italiano foi a que mais agradou, segundo apurou a De Primeira. O brasileiro gostaria de seguir no Chelsea, com o qual tem contrato até junho de 2019, mas qualquer decisão depende da situação de Antonio Conte. O treinador está desgastado com dirigentes do clube e lideranças do elenco, entre eles David Luiz, mas usa como trunfo a multa contratual, estimada em 10 milhões de libras (R$ 46,9 milhões), para seguir no cargo. (Por Thiago Rocha)