Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Após Jorginho, Tite pode perder jogador do Manchester United para a Bélgica

Michael Regan/Getty Images
Imagem: Michael Regan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris (FRA)

15/08/2018 04h00

Titular do Manchester United na estreia do Campeonato Inglês na sexta-feira passada (10), o meio-campista Andreas Pereira, 22 anos, mantém conversas com a Federação Belga de Futebol e acredita que possa ser chamado para a seleção principal nos próximos dias. Filho de brasileiros, ele nasceu na Bélgica e defendeu os dois países na base – os europeus até os 17 anos e o Brasil nas categorias sub-20 e sub-23.

Roberto Martínez, treinador da seleção belga, acompanhou in loco à vitória do United, com ótima exibição de Andreas – meia de origem, ele tem atuado como primeiro ou segundo volante. De acordo com pessoas próximas e que conviveram com o jovem na CBF, sua preferência declarada sempre foi pelo Brasil, e por isso escreveu carta à Fifa para que pudesse jogar o Mundial Sub-20. Contatado, o auxiliar de Tite, Cléber Xavier, disse que a comissão só se manifestaria sobre nomes na próxima sexta. Recentemente, o coordenador Edu Gaspar tentou, sem sucesso, convocar o ítalo-brasileiro Jorginho, que preferiu a camisa da Itália. (Dassler Marques)

Calado no pós-Copa, Neymar "ignorou" mensagem de Cafu

O baque de Neymar com a eliminação do Brasil na Copa do Mundo foi grande. O jogador se fechou em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, por dias e teve pouco contato com os amigos próximos. Nem mesmo pelo celular ele respondia mensagens de íntimos. O gesto deixou até o pentacampeão Cafu como um dos ignorados.

O ex-lateral direito tentou se comunicar com Neymar por mensagem e também em telefonema. Tudo sem sucesso. O atacante do PSG não estava com cabeça para responder os incentivos pelo celular, contam os próximos. Pouco a pouco, o jogador foi ganhando forças e passou a se comunicar com os amigos íntimos frequentemente. No período que se fechou, o incentivo da namorada Bruna Marquezine foi avaliado como fundamental. (Por João Henrique Marques)

Dono de time de Carille ameaça prender quem der calote 

Mohammad bin Salman, maior governante da Arábia Saudita e também dono do Al-Wehda, clube que contratou Fábio Carille nesta temporada, tenta aplicar uma gestão de choque no país. Os US$ 250 milhões investidos pelo príncipe no futebol saudita não saíram de graça para outros dirigentes. Salman não quer ver mais as equipes protagonizando noticiários internacionais por causa de dívidas com jogadores ou times estrangeiros.

Ele conta com o apoio do presidente da Autoridade Esportiva Geral e do Comitê Olímpico da Arábia Saudita, o ministro Turki bin Abdulmohsen Al-Sheikh. O dinheiro aplicado, além de bancar novas contratações, deveria servir para quitar esses débitos. E caso mais dívidas sejam criadas e, principalmente, divulgadas na imprensa, Salman alerta que pode mandar prender os cartolas. A austeridade do príncipe já tem afetado outras áreas na Arábia Saudita, com políticos e outros líderes sendo presos por corrupção e até um embaixador do Canadá expulso do país devido a uma publicação no Twitter. (Por Bruno Grossi)

Daiju Sasaki - Divulgação/Vissel Kobe - Divulgação/Vissel Kobe
Imagem: Divulgação/Vissel Kobe

Palmeiras busca criar laços com patrocinador do Barça

Um dos motivos para o Palmeiras ter contratado o meia japonês Daiju Sasaki, além de ter identificado no jogador de 18 anos um talento em potencial, foi criar laços com Hiroshi Mikitani, bilionário dono do Vissel Kobe, que emprestou o jovem ao alviverde por um ano. A diretoria viu com bons olhos a chance de fazer negócio com o empresário, que também é CEO do conglomerado tecnológico Rakuten, patrocinador do Barcelona, da Espanha, e do Golden State Warriors, da NBA. Recentemente, ele contratou o astro espanhol Andrés Iniesta para o Kobe.

A lógica é que, se em algum momento Mikitani decidir investir no futebol sul-americano, que dê preferência ao Palmeiras, com quem já teria uma ligação prévia. O clube paulista comprou 30% dos direitos econômicos de Sasaki, que foi promovido aos profissionais do Vissel Kobe nesta temporada, com dez jogos e dois gols. A princípio, o japonês, que tem sido convocado para a seleção sub-21 de seus país, chega para as categorias de base. (Por Leandro Miranda)

Prefeitura renova alvará da sede do Corinthians

A prefeitura de São Paulo renovou o alvará de funcionamento da sede do Corinthians, localizada no Parque São Jorge, zona leste da cidade. Ele vale para uma área total de quase 59 mil metros quadrados e uma capacidade de até 21,8 mil pessoas do clube social alvinegro. A validade é de um ano.

No ano passado, o Corinthians enfrentou problemas para obter o alvará de funcionamento do local. No começo de agosto de 2017, o juiz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara de Fazenda Pública, havia rejeitado um mandado de segurança do Corinthians que tinha como objetivo proteger a sede, que não tinha o alvará de funcionamento. Na ocasião, o Parque São Jorge era alvo de ação pública da prefeitura de São Paulo e funcionava somente com autorização concedida provisoriamente. (Por Diego Salgado)

Fla adota tom de revanche e não dará ingressos para Atlético-PR

A medida de torcida única imposta pelo Ministério Público do Paraná em parceria com o Atlético-PR não tem sido bem recebida pelos clubes e não foi diferente no Flamengo. A diretoria do rubro-negro carioca, inclusive, já definiu o tom de revanche: a política de reciprocidade será devidamente aplicada. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o clube fará o mesmo e não disponibilizará ingressos aos atleticanos. Neste domingo (19), na Arena da Baixada, o time da Gávea não terá ingressos à venda e nem setor reservado para a sua torcida. (Por Vinicius Castro)