Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Abel usa substituições para melhorar relação de atletas com torcida do Fla

Abel Braga vem aproveitando situações de troca de jogadores para melhorar relação de atletas com as arquibancadas - Alexandre Vidal/Divulgação
Abel Braga vem aproveitando situações de troca de jogadores para melhorar relação de atletas com as arquibancadas
Imagem: Alexandre Vidal/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e São Paulo

21/03/2019 04h00

Abel Braga usa a experiência acumulada na longa carreira para tentar melhorar a relação dos jogadores com a torcida do Flamengo. A estratégia do momento está pautada nas substituições. O treinador tem aproveitado os últimos jogos e as boas atuações de jogadores que não gozam de prestígio com a torcida para tirá-los nos minutos finais. Desta forma, eles saem aplaudidos e ganham moral em um momento no qual a comissão técnica precisa de todos.

Foi assim com Willian Arão e Pará contra o Madureira. Vitinho diante do Americano. Rodinei, inclusive, ganhou a braçadeira de capitão contra o Volta Redonda depois de perder gol incrível no clássico com o Vasco. A estratégia vale também para o reconhecimento de quem é prestigiado nas arquibancadas. Cuéllar, por exemplo, foi substituído e ovacionado no Maracanã contra a LDU. No mesmo jogo, Renê saiu muito aplaudido nos últimos minutos. Se os jogadores terão o status alterado com a torcida, não se sabe. Internamente, porém, Abelão já anunciou que "morrerá abraçado" com o grupo. (Por Vinicius Castro)

Calazans teve pedido de luvas negado pelo Flu e agora se aproxima do SPFC

Sonho de consumo de Cuca para reforçar o São Paulo, Calazans chegou a abrir conversas para renovar com o Fluminense. As partes deixaram praticamente acertado um aumento de cerca de R$ 150% nos vencimentos. Dias depois, os cariocas foram surpreendidos com um novo pedido de acréscimo, além de pagamento de luvas, procedimento este vetado pela direção tricolor. As conversas pararam e a tendência é que Calazans vá para o Morumbi, em um negócio que envolve a vinda de Nenê. (Por Leo Burlá)

Corinthians: Conselho repudia P. Guedes e fala em "sentimento de ódio"

O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Antônio Goulart, repudiou Paulo Guedes, Ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro, que criticou a Arena em seminário. A De Primeira teve acesso ao manifesto que deve ser divulgado hoje pelo dirigente e que define o Ministro como "pregador do ódio" contra o clube paulista em diversos trechos. "É dever de um governante fazer prosperar em seu povo a paz e a concórdia ao invés do rancor e do ódio". (Por Samir Carvalho)

Pai de Jean viaja para São Paulo por conversa com filho após polêmica

Ex-jogador e preparador de goleiros na base do Bahia, Jean Fernandes, pai do goleiro são-paulino, vai viajar para a capital paulista nestes próximos dias para conversar com o filho. A ideia é entender o que aconteceu com o arqueiro, que deixou o treino do Tricolor mais cedo após reunião de atletas com a comissão técnica, na segunda-feira (18). Em post publicado no Instagram, o goleiro pediu desculpas ao clube e aos torcedores. No mesmo texto, disse que o seu problema é com o técnico interino Vagner Mancini. A rixa teria como origem a rivalidade entre Bahia, time que o arqueiro defendeu, e o Vitória, onde o treinador trabalhou. Por sua atitude, Jean foi multado e afastado do time. (Por José Eduardo Martins)

Governo do RJ descumpre cláusula e Maracanã S.A fica sem direito à defesa

O Governo do Rio reuniu dados para sustentar o rompimento do contrato com a concessionária que administra o Maracanã, mas não deu ao parceiro o direito à defesa, algo previsto no acordo de 2013. A cláusula 30.3 do contrato afirma que a "declaração de caducidade por parte do Poder Concedente deverá, necessariamente, precedida do competente processo administrativo para a verificação da inadimplência, assegurando-se à Concessionária o direito à ampla defesa e ao contraditório". Ante o que considera um desrespeito ao que foi assinado, a Odebrecht estuda as providências jurídicas cabíveis. (Por Leo Burlá)

Na mira do Cruzeiro, Everaldo foi indicado ao Atlético, que quis Geuvânio

Em negociação com o Cruzeiro, Everaldo, hoje no Fluminense, foi indicado ao Atlético-MG por um agente que tem bom relacionamento com o presidente Sérgio Sette Câmara. A situação complicada do atacante, todavia, fez com que o Galo não avançasse no negócio. O problema é a existência de uma cláusula que permite ao Flu pagar R$ 2 milhões ao Velo Clube-SP para adquirir 50% dos direitos econômicos do atleta de 24 anos. Com o intuito de evitar um negócio mal sucedido, a cúpula foi atrás de Geuvânio, que deixou o Tianjin Quanjian, da China, para acertar contrato de um ano na Cidade do Galo. O escolhido da diretoria chegou à Cidade do Galo de forma gratuita. (Por Thiago Fernandes)