Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Voo com cartolas tem problema em SP e gera pânico com choro e orações

Diretoria da CBF e presidentes de federações durante posse do presidente Rogério Caboclo (ao centro, de terno azul). Parte do grupo estava em voo de Salvador para SP com problema - Lucas Figueiredo/CBF
Diretoria da CBF e presidentes de federações durante posse do presidente Rogério Caboclo (ao centro, de terno azul). Parte do grupo estava em voo de Salvador para SP com problema
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo, Porto Alegre e Salvador

26/06/2019 04h00

Um voo que levava presidentes de federações e outros cartolas de Salvador para São Paulo gerou pânico nos passageiros no último dia 19 (quarta-feira). Com previsão inicial de pouso para Congonhas, a aeronave apresentou problemas no "flap" - dispositivos compostos por abas que permitem a redução da velocidade na aproximação para o pouso em distâncias menores, evitando melhor frenagem - e teve que ser desviada para o aeroporto de Guarulhos. De acordo com informações dos tripulantes, o avião que ainda deu voltas pelos céus de São Paulo por aproximadamente uma hora estava "gastando combustível" para evitar problemas maiores ao tocar o solo.

Dirigentes ouvidos pela De Primeira relataram momentos de muito medo e terror na cabine. Alguns choravam, outros cantavam em oração com passageiros. Um dos cartolas chegou a tentar enviar uma mensagem a familiares temendo o pior. Já em Guarulhos, com uma pista maior e equipes de emergência posicionadas, o avião pousou em relativa segurança. Não houve feridos. Os cartolas viajavam da Bahia para a capital paulista após o duelo entre Brasil e Venezuela, disputado na Arena Fonte Nova pela segunda rodada da série A da Copa América. (Por Danilo Lavieri, Marcel Rizzo, Pedro Ivo Almeida e Pedro Lopes)

D. Oficial fala em ovação a Bolsonaro na C. América. Presidente foi discreto

Um texto publicado no Diário Oficial de São Paulo, na seção "atividade parlamentar", diz que Bolsonaro teria sido ovacionado no Morumbi durante a abertura da Copa América, no último dia 14. O texto é escrito pelo gabinete do deputado estadual pelo PSL Gil Diniz, conhecido como "carteiro reaça". A participação de Bolsonaro na partida entre Brasil e Bolívia foi discreta. O presidente não interagiu com o público, nem discursou. Limitou-se a ficar no camarote, em companhia de dirigentes da CBF e da Conmebol. (Por Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes)

Conmebol erra tabela em site e anuncia até concorrente de patrocinador

A organização da Copa América cometeu uma gafe no site oficial da competição, flagrada pela De Primeira na tarde de ontem (25). A tabela das quartas de finais continha erros de localidade nos jogos entre Venezuela x Argentina e Uruguai x Peru. No duelo entre uruguaios e peruanos, a página ainda colocava a "Itaipava Arena Pernambuco" como palco do duelo, publicando o naming rights pertencente a uma cervejaria concorrente a Brahma, nosso patrocinador do evento. "Estamos cientes do que aconteceu. Não foi intencional, mas um erro da plataforma de dados Opta, nosso provedor de dados estatísticos. Esta informação já foi corrigida em todas as plataformas", pronunciou-se a Conmebol, em contato com a coluna. Igualmente procurada, a Ambev, parceira da confederação no torneio, preferiu não se pronunciar. (Por José Edgar de Matos e Pedro Lopes)

Justiça mantém multa de R$ 115 mil ao Corinthians por Libertadores-2012

O Corinthians foi derrotado pela segunda vez na Justiça em um caso envolvendo a final da Copa Libertadores de 2012. O clube havia tentado anular uma multa de R$ 114.687,26, recebida do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) por promover venda casada de ingresso, passagem e hospedagem em Buenos Aires para o jogo contra o Boca Juniors (ARG), há sete anos - na ocasião, corintianos eram obrigados a comprar o pacote completo se quisessem entrar na Bombonera. O Timão já havia tido decisão desfavorável na primeira instância, e na última semana o parecer foi reforçado (e, portanto, a multa foi mantida) pela 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. Agora o departamento jurídico corintiano avalia o caso para decidir se tentará novo recurso. (Por Arthur Sandes)

Sem timidez, atacante Pedro tieta Messi em treino no CT do Flu

Visitante de luxo do CT do Fluminense, na Barra, a Argentina teve seu treino observado de perto pelos jogadores, que ficaram um pouco ressabiados em abordar os astros. O único que tomou coragem e pediu uma foto a Messi foi o atacante Pedro, que posou com o craque do Barcelona. "Encorajados" pelo camisa 9, outros tricolores assediaram e tietaram Kun Aguero, já que Messi tinha entrado no vestiário. (Por Leo Burlá)

Paraguai se incomoda com turistas em hotel de Salvador

Membros da delegação do Paraguai alegaram descontentamento com a escolha do hotel em que a delegação ficou hospedada na cidade de Salvador, onde a seleção fechou a fase de grupos da Copa América derrotada por 1 a 0 pela Colômbia no último domingo. O Gran Hotel Stella Maris Urban Resort, de onde o Paraguai saiu só ontem (25) à tarde, tem quartos reservados para turistas estrangeiros e brasileiros, e a circulação deles entre os jogadores e profissionais da comissão técnica ocorreu normalmente. Além disso, famílias comemoraram o dia de São João até altas horas na segunda-feira, e alguns jogadores reclamaram do barulho. O Paraguai enfrenta o Brasil na quinta-feira, em Porto Alegre, para onde viajou ontem à noite. (Por Gabriel Carneiro)

Torcida do Palmeiras pode ficar sem ver amistosos de inter-temporada

Os torcedores do Palmeiras podem ficar sem ter como assistir aos dois amistosos que a equipe fará na inter-temporada, durante o recesso do calendário para a Copa América. O jogo-treino contra o Oeste, neste sábado (29), na Academia de Futebol, será fechado para a imprensa e não tem ainda transmissão confirmada pela TV Palmeiras. Já a partida contra o Guarani, na próxima quarta (3), em Campinas, terá que ser realizada com torcida única do time da casa por determinação do Ministério Público. A intenção do Palmeiras é que esse segundo amistoso seja televisionado, mas, por enquanto, ainda não há nenhum canal de transmissão confirmado. (Por Leandro Miranda)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado anteriormente, o último dia 19 foi quarta-feira e não quinta-feira.