Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Vice da CBF é alvo de investigação da Polícia Federal no RS

Presidente da Federação Gaúcha e vice da CBF, Noveletto (e) posa com Walter Feldman (c) e Rogério Caboclo (d) em treino - Danilo Lavieri/UOL
Presidente da Federação Gaúcha e vice da CBF, Noveletto (e) posa com Walter Feldman (c) e Rogério Caboclo (d) em treino Imagem: Danilo Lavieri/UOL

Do UOL, em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro

04/07/2019 04h00

Presidente da Federação Gaúcha de Futebol até o fim deste ano e vice-presidente da CBF com mandato até 2023, Francisco Novelletto Neto é alvo de uma investigação da Polícia Federal no Rio Grande do Sul. O inquérito nasceu de uma denúncia do Ministério Público do Trabalho. Durante a fiscalização do afastamento de fiscais de partida contratados supostamente de forma fraudulenta, o MP colheu um depoimento que acusava Novelletto de tentativa de coação de testemunha, além de crimes como desobediência, embaraço à efetivação de sentença, falsidade ideológica e frustração de direito assegurado por lei.

Todos os documentos foram encaminhados à Polícia Federal, que abriu inquérito e segue investigação sobre o tema. Procurada pela De Primeira, a defesa do cartola e da Federação afirmou que eles ainda não foram procurados pela PF e, caso sejam, irão se manifestar. (Por Jeremias Wernek e Marinho Saldanha)

Queda da Argentina adia sonho do Maracanã de ter Messi na calçada da fama

A empresa que cuida do Tour do Maracanã terá de aguardar uma nova oportunidade para que Messi deixe seus pés na calçada da fama do estádio, algo que foi tentado durante a Copa América. O contato foi feito com responsáveis pela seleção da Argentina, que atuou no Rio de Janeiro contra a Venezuela. A firma recebeu como resposta de que a possibilidade estava sendo avaliada, mas não houve retorno definitivo e a homenagem não foi concretizada. Com a derrota para o Brasil, os argentinos disputam em São Paulo o jogo que vale o 3º lugar do torneio. (Por Leo Burlá)

Sonho da torcida do SPFC, Calleri deve continuar no futebol espanhol

A cada janela de transferência a torcida do São Paulo faz campanha pela volta de Jonathan Calleri, atacante que passou pelo clube no primeiro semestre de 2016 e foi artilheiro da Copa Libertadores da América. Mas esse sonho mais uma vez será adiado. O argentino de 25 anos deve seguir no futebol espanhol e já conversa para renovar com o Alavés. Calleri ainda pertence ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, que o comprou do Boca Juniors antes mesmo da passagem pelo São Paulo, e por isso tem sido um andarilho na Europa. Ele já atuou pelo West Ham, da Inglaterra, e pelo Las Palmas, também da Espanha. O Alavés, onde fez nove gols em 36 partidas, seria o primeiro time a contar com Calleri por dois anos seguidos desde o All Boys, que o revelou. A equipe chegou a brigar por vagas em competições europeias, mas terminou a última edição do Campeonato Espanhol na 11ª posição. (Por Bruno Grossi)

SPFC 2: Cuca quer ver duas partidas antes de clássico no Brasileiro

Dentro da preparação para o clássico com o Palmeiras, que será disputado no dia 13 de julho, o São Paulo vai disputar um jogo-treino com o Cuiabá, amanhã, em Cotia. Segundo apurou a De Primeira, o técnico Cuca quer ver o Tricolor paulista encarar mais uma outra equipe como forma de preparação. A ideia do treinador é que o confronto seja disputado na próxima terça-feira, no CT da Barra Funda. O clube conversa com algumas equipes que podem ser adversárias. Durante essa pausa no Campeonato Brasileiro, o São Paulo já derrotou o São Bento por 4 a 2, na semana passada. (Por José Eduardo Martins)

Copa América estima coleta de 67 toneladas de lixo no Maracanã

O Comitê Organizador Local da Copa América estima que coletou cerca de 48 toneladas de lixo apenas nos quatro jogos realizados no Maracanã. Com a decisão de domingo, a organização prevê que o montante final atinja 67 toneladas de resíduos. Os responsáveis pela área de sustentabilidade calculam que 19 toneladas recolhidas foram de lixo apto para a reciclagem, e este número deve atingir 27 após a final da competição continental. (Por Leo Burlá)

Grêmio: situação propõe 'chapão' em eleição e gera desconforto

A situação do Grêmio propôs, nas últimas semanas, a formação de uma chapa de coalizão, chamada de 'chapão' com diversos movimentos políticos na eleição de renovação das cadeiras do Conselho Deliberativo. A ideia consiste em centralizar os grupos que atuam na atual diretoria em uma só lista para o pleito de outubro. O plano gerou desconforto pela divisão de vagas entre os movimentos políticos alinhados com a diretoria atual. O Grêmio terá eleição dupla no segundo semestre. Além da renovação de metade das cadeiras do Conselho Deliberativo, haverá votação para presidente e Conselho de Administração. Romildo Bolzan Jr., no cargo desde janeiro de 2015, obteve apoio para se candidatar outra vez. (Por Jeremias Wernek)

Santos tentou contratação de atacante argentino do Godoy Cruz

O Santos segue ativo no mercado de transferências tentando reforçar a equipe do técnico Jorge Sampaoli. Por indicação do treinador, o Peixe tentou a contratação do atacante argentino Ángel González, que estava no Godoy Cruz (ARG), mas perdeu a concorrência para o Estudiantes (ARG). O baixinho de 1,69 m pode jogar pelo lado direito do ataque e viria como reposição ao atacante Rodrygo, que já se apresentou ao Real Madrid (ESP). González se animou com o projeto do Santos, mas clube e jogador não conseguiram chegar a um denominador comum com relação a valores e o atacante acabou fechando com o Estudiantes. O Santos segue em busca de um lateral-direito para ser a sombra de Victor Ferraz, um volante como reposição à saída de Jean Lucas e está atento ao mercado por mais um ponta que se encaixe como "oportunidade de negócio". (Por Eder Traskini)