Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

R10 é ameaçado de processo por governo da Indonésia após faltar a eventos

Francisco Seco/AP
Imagem: Francisco Seco/AP

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

28/08/2019 04h00

Sem poder deixar o Brasil após ter seu passaporte retido pela Justiça, Ronaldinho Gaúcho corre risco de ser processado pelo governo da Indonésia por não comparecer a eventos comerciais. A De Primeira teve acesso a uma carta enviada por uma empresa inglesa parceira do ex-jogador no último dia 15 de agosto. No documento, a companhia, chamada "RightAgent4you" cobra Ronaldinho e seu irmão, Assis, por uma ausência em um evento na Indonésia há mais de cinco meses, e avisa: o brasileiro tem até o próximo dia 29 de agosto para confirmar presença no pais asiático em uma data em outubro, ou será processado pelo governo local com quem foi estabelecido o compromisso.

Ronaldinho e seu irmão apresentaram essa carta ao Supremo Tribunal Federal (STF) anteontem, em uma tentativa de obter de volta seus passaportes. Na petição, argumentam que a atividade profissional do ex-melhor jogador do mundo gira em torno de aparições e eventos com patrocinadores ao redor do mundo, e que ele está sendo impedido de trabalhar. Pedem uma resposta antes do dia 29. A RightAgent4u está cadastrada no site da Fifa como uma "match agent' - intermediária autorizada a organizar partidas entre clubes ou seleções de confederações diferentes. (Por Pedro Lopes)

Palmeiras explica polêmica com ausência de Velloso em aniversário...

A ausência de Velloso na festa de 105 anos do Palmeiras foi criticada por Neto, durante o programa "Os Donos da Bola". O apresentador disse que a diretoria "vai sofrer no inferno" por deixar um dos campeões brasileiros de fora do evento. O clube alviverde alega que foram chamados apenas três jogadores de cada década vitoriosa e, por isso, o ex-goleiro ficou de fora. Para representar a época de Velloso, a década de 1990, os convidados foram César Sampaio, Edmundo e Zinho, todos presentes nos mesmos títulos que ele: os Campeonatos Brasileiros de 1993 e 1994. (Por Brunno Carvalho)

...e considera festa um sucesso político

Nada de polêmica com Velloso. Nada de problema com Andrés. E nem clubes e instituições. Para o Alviverde, a festa foi um sucesso. A presença de 14 clubes do futebol brasileiro, sendo 12 da Série A foi celebrada pela cúpula do Palmeiras. O comparecimento maciço, superior à comemoração do ano passado, foi visto como sinal de prestígio e de reforço ao discurso do presidente Maurício Galiotte de união entre as equipes fora do campo. Os clubes que mandaram representantes foram Corinthians, São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Athletico-PR, Fortaleza, Bahia, Ceará, Chapecoense, América-MG e Juventus. Até a Federação Paulista de Futebol (FPF), oficialmente rompida com o Verdão, esteve presente com o presidente Reinaldo Carneiro Bastos e o delegado Antônio Olim, presidente do TJD-SP, em um cenário de reaproximação gradual com o Palmeiras. (Por Leandro Miranda)

Após episódio em banheiro em 2018, Andrés também explica por que não foi

Quem não apareceu foi Andrés Sanchez. O presidente do Corinthians foi convidado, mas "compromissos até tarde da noite em reuniões no clube alvinegro" impediram sua presença - segundo próprio em contato com a De Primeira. O mandatário rival não quis relacionar sua ausência ao episódio ocorrido na festa do Palmeiras do ano passado, quando ele foi intimidado por um outro convidado no banheiro, causando uma pequena confusão. Em seu lugar, o Corinthians enviou Vicente Cândido, diretor de relações institucionais. (Por Leandro Miranda e Samir Carvalho)

Mesmo com Dani e Juanfran, SPFC deve gastar R$ 1 mi por Igor Vinicius

Apesar de contar com Daniel Alves e Juanfran, o São Paulo já avalia a possibilidade de contratar em definitivo Igor Vinícius. O lateral direito está emprestado pelo Ituano ao Tricolor paulista até o fim do ano com o valor dos direitos fixados em R$ 1 milhão. O jogador, de 22 anos, é bem avaliado pela comissão técnica e pelos integrantes do departamento de futebol. Segundo apurou a De Primeira, a reação dele positiva ao saber das contratações dos balados laterais foi muito bem avaliada pelos dirigentes tricolores. (Por Arthur Sandes)

Gaciba visitará os 20 clubes da Série A para amenizar crise do VAR

Com o árbitro de vídeo em discussão rodada após rodada do Brasileiro, Leonardo Gaciba, chefe da comissão de arbitragem da CBF, vai iniciar um giro por todos os clubes da Série A do Brasileiro. O plano é debater e tirar dúvidas sobre as ferramentas. O gaúcho irá adequar sua agenda com a dos clubes. A ideia é que ele já esteja em algum dos grandes cariocas ainda essa semana. Gaciba planeja cumprir todas as 20 visitas em um prazo de até um mês. (Por Leo Burlá)

Investidores do exterior se animam com projeto de Moreira Salles no Botafogo

O Botafogo divulgou na última semana que buscava investidores para o projeto encomendado pelos irmãos Moreira Salles. Ao que parece, ele tem tudo para ser um sucesso já que alguns grupos de investidores do exterior estão interessados em conhecer melhor como tudo funcionaria na prática. Por se tratar de capital fechado, esses empresários só poderão participar se forem convidados pelo Alvinegro, o que ocorrerá nos próximos dias. Vale lembrar que torcedores ilustres também deverão colocar dinheiro. (Por Bernardo Gentile)