Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Conmebol treina árbitros e pensa em ter VAR em 100% da Libertadores-2020

Primeiro jogo do VAR no Brasileirão-2019: Botafogo x São Paulo - Lucas Figueiredo/CBF
Primeiro jogo do VAR no Brasileirão-2019: Botafogo x São Paulo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro

10/09/2019 04h00

A Conmebol começou ontem (9) um curso para assessores de árbitros, observadores de VAR e gerentes de qualidade com a ideia de aumentar o alcance do VAR na Libertadores de 2020. Depois de uma semana de palestras, a entidade avalia a possibilidade de colocar a tecnologia em todos os jogos da competição na próxima temporada e não mais apenas no mata-mata, como acontece agora.

Com o curso feito no Paraguai até o próximo dia 14, a ideia é dar condições para árbitros de todo o continente a operarem com a novidade. O principal obstáculo, por enquanto, é a infraestrutura dos estádios pela América do Sul, além do valor para tirar o plano do papel. O chefe de arbitragem de São Paulo, Ednilson Corona, o instrutor Roberto Perassi, o auxiliar Emerson de Carvalho e a árbitra Regildênia Moura foram alguns dos representantes brasileiros nas palestras. (Por Danilo Lavieri e Marcel Rizzo)

CBF pretende ter central de comando do VAR em 2020

Também pensando no valor de implantação do VAR, a comissão de arbitragem da CBF pretende tirar um plano antigo do papel em 2020 e criar uma central de comando para o árbitro de vídeo dentro da sede da entidade. A ideia é ter dez cabines com jogos simultâneos de onde seriam controladas as imagens para análise em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro e outros torneios. Um árbitro de vídeo, dois auxiliares e mais um observador de VAR ficam neste local, com telas e aparatos tecnológicos, que se chama VOR (sala de operação de vídeo, na tradução). Por questão estrutural, há uma sala como essa nos estádios, mas a ideia para o ano que vem é a centralização. Isso facilitaria treinamento, porque todas as pessoas ficam no mesmo local, e logística, mas exige grande tecnologia em fibra ótica para comunicação. Essa é a preocupação atual do projeto. (Por Gabriel Carneiro)

Sala de VAR na Arena Corinthians - Fernando Torres / CBF - Fernando Torres / CBF
Imagem: Fernando Torres / CBF

Grêmio pede áudio do VAR em lance polêmico da Copa do Brasil

Mantendo o VAR no centro da discussão, o Grêmio está irritado com a atuação do árbitro de vídeo e fez pedido para ter acesso às gravações da cabine no jogo contra o Athletico, na semifinal da Copa do Brasil. No início do duelo da semana passada, em Curitiba, o clube gaúcho contestou a decisão da arbitragem de não assinalar pênalti em toque da bola na mão de Wellington. A comissão de arbitragem da CBF ficou de enviar o áudio ao longo desta semana. No domingo, em jogo diante do Cruzeiro, o time gremista novamente se sentiu prejudicado depois de lance entre Alisson e Léo dentro da área. (Por Beatriz Cesarini e Jeremias Wernek)

Sócios com direito a voto: Vasco aprova 400. 500 estão pendentes

O Vasco iniciou o processo de aprovação dos cerca de mil sócios que ingressaram em categorias com direito a voto dentro do prazo para a eleição de 2020. Segundo o clube, mais de 400 nomes foram aceitos e já aparecem como ativos no site do programa "Gigante". Ainda de acordo com o Cruzmaltino, as propostas que seguem sob análise terão uma resposta nos próximos dias. A demora na burocracia tem gerado reclamações, com casos de espera de até três meses já pagando as mensalidades. O clube alega fazer esse filtro para evitar fraudes no pleito. (Por Bruno Braz)

Associados do Cruzeiro têm nova ação para anular pleito do Conselho de 2017

Um grupo de associados do Cruzeiro tenta o cancelamento da eleição para o Conselho Deliberativo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde dezembro de 2017. Eles moveram duas ações contra o pleito e, depois de parecer desfavorável em uma delas, devem receber a decisão da outra nos próximos dias. O juiz tem todas as provas dos autores do processo em mãos e indagaram a atual diretoria do Cruzeiro se há interesse em enviar uma nova prova. O clube tentou incluir 90 testemunhas no processo em uma tentativa de prorrogar a decisão judicial. No entanto, o magistrado já rechaçou a possibilidade. O processo está em concluso com o juiz, o que significa que ele escreverá algum tipo de decisão (seja despacho ou sentença) em breve. A tentativa de cancelamento é por dois motivos: duplicidade de nomes nas chapas inscritas e irregularidades no processo de eleição. (Por Thiago Fernandes)

O português João de Deus é auxiliar do técnico Jorge Jesus no Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
O português João de Deus é auxiliar do técnico Jorge Jesus no Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo
Auxiliar de Jesus é suspenso e Flamengo tem "baixa" na Libertadores

Expulso no empate por 1 a 1 contra o Internacional, resultado que deu ao Flamengo, uma vaga na semifinal da Copa Libertadores, o auxiliar João de Deus foi julgado e suspenso por uma partida. Desta forma, o Rubro-negro terá uma "baixa" no banco de reservas, já que o profissional não poderá estar ao lado de Jorge Jesus no jogo diante do Grêmio, dia 2 de outubro, em Porto Alegre. Não acabe recurso para a decisão e o português terá de ver o duelo em um camarote. (Por Leo Burlá)

Arena Corinthians amplia plano de diversificação e terá clínica e barbearia

O Corinthians prepara a inauguração de novos empreendimentos na Arena para os próximos meses. Além de academia e quadra que já funcionam em dias sem jogos, o clube está ampliando a presença de espaços de eventos, entretenimento e utilidades para criar receitas para a operação do estádio e estimular o consumo de serviços. Neste momento, há negociações avançadas para instalação de uma clínica médica de atendimento geral e um salão de barbearia e beleza, com espaços reservados e projetos em estágio inicial. Isso além de planos para montagem de um espaço dedicado a e-sports, faculdade e restaurante. A ideia do clube é criar uma cultura de participação do torcedor na rotina da Arena. (Por Gabriel Carneiro)