UOL Esporte Futebol
 
John Macdougall / AFP Photo

Alemão Mesut Özil foi para o Real Madrid depois de ter brilhado na Copa do Mundo

17/08/2010 - 10h41

Real Madrid oficializa contratação do meio-campista alemão Özil

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de mais de um mês de negociação, o Real Madrid finalmente confirmou nesta terça-feira, em seu site oficial, a contratação do meio-campista alemão Mesut Özil. O jovem jogador foi um dos destaques da seleção da Alemanha na Copa do Mundo da África do Sul, quando terminou na terceira colocação.

ÖZIL TROCA WERDER BREMEN PELO REAL

  • FICHA DO JOGADOR
    Data de Nascimento: 15/10/1988
    Local de nascimento: Gelsenkirchen (ALE)
    Altura: 1,82m
    Peso: 70 kg
    Conquistas: Copa da Alemanha (2009), Supercopa da Alemanha (2009), vice da Copa da UEFA (2009), Campeonato Europeu sub-21 (2009)

O Werder Bremen tentou segurar o jogador de apenas 21 anos, mas se viu pressionado pelo pai do atleta, que avisou que ele iria para o Real Madrid de qualquer maneira na próxima temporada, mas sem o pagamento de nenhum valor, por ele já estaria sem contrato.

Os valores envolvidos na negociação e o tempo de contrato não foram divulgados pelo clube espanhol, mas a imprensa do país especula que o Real Madrid tenha pago cerca de 15 milhões de euros por um contrato de seis temporadas. Já Özil deve receber 5 milhões de euros por ano em salários.

A carreira

Mesut Özil participou da campanha do título europeu sub-21 em 2009 a integrar a equipe principal para a Copa de 2010. O meia canhoto se firmou entre os titulares durante as eliminatórias e acrescenta à Alemanha um toque de criatividade no setor em que joga.

Filho de pais turcos, ele foi descartado nas categorias de base do Schalke 04 por ser muito franzino. Anos depois, despontou para o futebol com a camisa do clube, em que começou a brilhar aos 18 anos. Foi vendido aos 19 para o Werder Bremen por 4,3 milhões de euros.

O jogador esguio e habilidoso é conhecido por suas assistências e ainda tem ótimo faro para o gol. Na edição de 2009/2010 do Campeonato Alemão, foram nove gols e 13 assistências para os companheiros do Werder Bremen.

Na seleção alemã, também tem a função de municiar o ataque. Foi o que aconteceu na vitória por 1 a 0 sobre a Rússia, que garantiu a classificação da Alemanha para o Mundial da África do Sul. Depois de jogada individual, Özil deu a assistência para Klose fazer o único gol da partida.

Em 2010, o atleta esteve na África do Sul com a seleção alemã e foi uma das revelações do Mundial. A Alemanha fez uma boa campanha na Copa do Mundo, mas caiu na semifinal diante da Espanha. Mesmo assim, o time ainda acabou na terceira colocação ao bater o Uruguai.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host