UOL Esporte Futebol
 
Lars Baron/Getty Images

Dunga, técnico da seleção brasileira na Copa de 2010, ficou em 19º no ranking

20/10/2010 - 15h49

IFFHS divulga ranking de melhores técnicos da década, e Dunga aparece em 19º

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Federação de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), organização com sede na Alemanha, divulgou nesta quarta-feira o ranking dos melhores técnicos de futebol da década. O treinador Dunga, que comandou a seleção brasileira na fracassada campanha da Copa do Mundo de 2010 e foi bastante questionado no país, aparece na surpreendente 19ª colocação.

TAFFAREL É ESCOLHIDO MELHOR GOLEIRO BRASILEIRO DOS ÚLTIMOS 25 ANOS

  • Allsport

    A IFFHS publicou também a relação dos melhores goleiros do mundo nos últimos 25 anos. A lista é encabeçada pelo italiano Gianluigi Buffon e tem Taffarel como o brasileiro mais bem colocado, na nona posição. Os cinco primeiros goleiros são de países europeus. Além do italiano Buffon, na primeira posição, Schmeichel, da Dinamarca, van der Sar, da Holanda, Casillas, da Espanha e Oliver Kahn, da Alemanha, completam os cinco primeiros colocados. O paraguaio Chilavert quebra a hegemonia europeia ocupando a sexta posição.

Dois brasileiros aparecem na lista antes de Dunga, Luiz Felipe Scolari, campeão do Mundo com a seleção brasileira em 2002 e atualmente no Palmeiras, na sexta posição, e Carlos Alberto Parreira, vencedor da Copa de 1994 com o Brasil, em 14º lugar. Zico ocupa a 35ª colocação, à frente de nomes como Muricy Ramalho (40º) e Vanderlei Luxemburgo (45º).

Com uma metodologia de pontuação baseada nas conquistas e desempenho dos treinadores ao longo dos últimos dez anos, a Federação é reconhecida pela Fifa e responsável por administrar e divulgar todos os recordes do futebol, bem como também suas estatísticas e eleição de melhor jogador.

O melhor técnico da década foi o francês Arsène Wenger, com 142 pontos, comandante do Arsenal desde 1996 e reconhecido como um dos maiores treinadores da história do futebol europeu. Outro nome do futebol inglês ficou na segunda posição, Sir Alexander Ferguson, técnico escocês do Manchester United também a longa data, desde 1986.

Alguns nomes desconhecidos no Brasil, como os de Jorvan Vieira e Sérgio Farias também figuram no ranking de melhores treinadores da última década.

Completam ainda o ‘Top 10’ do ranking José Mourinho (3º), Guus Hiddink (4º), o italiano Fabio Capello (5º), Rafael Benítez (7º), Carlo Ancelotti (8º), o campeão do Mundo com a Itália em 2006 Marcello Lippi (9º) e Marcelo Alberto Bielsa (10º).

OS TÉCNICOS BRASILEIROS NO RANKING

Posição Técnico Posição Técnico
Luiz Felipe Scolari 78º Paulo Autuori
14º C. Alberto Parreira 94º Émerson Leão
19º Dunga 94º Jair Picerni
35º Zico 101º Tite
40º Muricy Ramalho 108º Alexandre Guimarães
45º Vanderlei Luxemburgo 117º Sérgio Farias
60º Jorvan Vieira 122º Joel Santana
74º Abel Braga 145º Ricardo Gomes

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host