UOL Esporte Futebol
 
16/01/2011 - 20h25

Em dia festivo, Botafogo goleia Democrata em seu primeiro jogo do ano

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

O Botafogo não teve dificuldade para golear o Democrata-MG por 5 a 1 neste domingo, no Engenhão, em sua primeira partida disputada em 2011. Os gols foram marcados por Caio, Renato Cajá, Márcio Azevedo, Herrera e Alex. Renê descontou para o time mineiro. O amistoso fechou um dia festivo na casa alvinegra. Isto porque, os torcedores tiveram a oportunidade de assistir ao show do Grupo Revelação e conferir o desfile do elenco para a temporada.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
14 min - Renato Cajá finaliza, a bola desvia em Marcinho e passa perto do gol de Vilar
21 min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Renato Cajá cruza, Caio finaliza e conta com a sorte para abrir o placar
31 min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Após cruzamento da direita, Loco ajeita e Renato Cajá finaliza para a rede
33 min - GOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! Márcio Azevedo emenda da entrada da área e acerta um belo chute para marcar o terceiro gol
38 min - Fernando gira dentro da área e chuta obrigando Jefferson a fazer boa defesa
SEGUNDO TEMPO
11 min - Após cruzamento da direita, Lucas impede a finalização de Léo Guerreiro
24 min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Caio sofre falta dentro da área. Herrera cobra pênalti e marca o quarto gol
35 min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! Alex se aproveita de uma falha do goleiro para empurrar a bola para o gol
41 min - GOOOLLL DO DEMOCRATA!!! Renê se aproveita do rebote de Jefferson e marca para o time visitante

Agora, o Botafogo concentra suas atenções na estreia da equipe no Campeonato Carioca, quinta-feira, contra o Duque de Caxias, no Engenhão. Já o Democrata-MG, joga pelo Campeonato Mineiro dia 31 contra o América de Teófilo Otoni, no Maludão.

Foi só a bola rolar para o Botafogo mostrar quem queria ganhar a partida. Mesmo sem jogar um futebol vistoso, o clube carioca demonstrava que sua maior qualidade técnica seria suficiente para vencer a partida.

O Botafogo iniciou a partida tentando chegar ao gol através dos cruzamentos para Loco Abreu concluir. A equipe carioca sentia dificuldades e o jogo passou a ficar mais fácil quando resolveu trabalhar melhor a bola.

Renato Cajá era muito acionado e com a bola nos seus pés o Botafogo criava suas melhores jogadas ofensivas. O meia chegou a ficar próximo de abrir o placar, aos 14, quando finalizou da entrada da área. No entanto, sete minutos depois ele deu um passe para Caio fazer 1 a 0. O atacante finalizou de dentro da área e bola resvalou em Vilar antes de estufar a rede. O placar eletrônico, que estava danificado, não se alterou e permaneceu mostrando 0 a 0.

Após marcar o primeiro gol, a partida ficou ainda mais fácil para o Botafogo, que marcou mais duas vezes. Após cruzamento da direita, Loco Abreu ajeitou para o meio e Renato Cajá emendou de primeira para marcar o segundo, aos 31. Dois minutos depois, Márcio Azevedo limpou a jogada na entrada da área e acertou um chute cheio de efeito. Foi o primeiro gol do lateral-esquerdo logo em sua estreia com a camisa alvinegra.

Com os três gols marcados, o Botafogo relaxou um pouco e permitiu que o Democrata tentasse iniciar uma reação. No lance mais perigoso, Jefferson fez boa intervenção após chute de Fernandão, 38. Mesmo assim, o time comandado por Joel Santana se concentrou novamente e administrou o placar até o final do primeiro tempo.

“O jogo está bom demais. Em minha opinião, o time evoluiu bem e conseguiu construir o placar. É muito bom marcar um gol na estreia. Assim nosso técnico pode me observar mais”, avaliou Renato Cajá no intervalo.

O Botafogo retornou para o segundo tempo com a mesma formação que terminou a primeira etapa. Já o Democrata fez duas alterações. Saíram Emerson e Ely Thadeu para as entradas de William Matheus e Vinny.

A equipe carioca diminuiu um pouco o ritmo durante a segunda etapa, mas teve competência para saber administrar a partida. O confronto estava um pouco morno até que Caio foi derrubado dentro da área por William Matheus. Herrera cobrou o pênalti, aos 24, e marcou o quarto gol. No fim, o Democrata ainda diminuiu o placar através de Renê.  No entanto, nada mais poderia atrapalhar a festa alvinegra.

BOTAFOGO 5 x 1 DEMOCRATA-MG

Botafogo

Jefferson (Renan), João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário (Alex); Lucas (Alessandro), Marcelo Mattos (Fahel), Somália (Bruno), Renato Cajá (Lucas Zen) e Márcio Azevedo (Guilherme); Caio (Araruama) e Loco Abreu (Herrera)

Técnico: Joel Santana

Democrata-MG

 Vilar, Taércio (Jorge Luiz), Lucio, Matheus e Emerson (William Matheus); Marcinho (Nathan), Vinicius Colombiano (Flavio), Ely Thadeu (Vinny) e Vander (Amilton); Léo Guerreiro (Renê) e Fernandão (Laio)

Técnico: Anthony Santoro

Data: 16/01/2011 (domingo)

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Auxiliares: Edney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Jackson Lourenço (RJ)

Cartões amarelos: Marcinho (D) e Vinicius Colombiano (B)

Gols: Caio, aos 21, Renato Cajá, aos 31, e Márcio Azevedo, aos 33 minutos do primeiro tempo; Herrera, aos 24, e Alex, aos 35, e Renê, aos 41, do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host