Topo

'Gol do Pet' completa 10 anos e segue embalando gerações de rubro-negros

Após marcar o histórico gol, Petkovic corre descontroladamente para comemorar - Ana Carolina Fernandes/Folhapress
Após marcar o histórico gol, Petkovic corre descontroladamente para comemorar Imagem: Ana Carolina Fernandes/Folhapress

Vinicius Castro

No Rio de Janeiro

27/05/2011 07h10

A data é marcante, está na memória de qualquer apaixonado por futebol, principalmente dos torcedores do Flamengo. No dia 27 de maio de 2001, um dos mais brilhantes capítulos da história rubro-negra foi escrito pelo pé direito de Petkovic. Naquele momento, aos 43 minutos do 2º tempo, o sérvio cobrou falta com precisão cirúrgica, marcou o terceiro gol do Flamengo, e garantiu ao clube o tricampeonato estadual sobre o Vasco, o maior rival.

Ao celebrar os 10 anos do maior feito de sua carreira, nesta sexta-feira, Petkovic ainda se emociona quando revê os lances da partida e a curva que a bola fez para tirar o goleiro Hélton da jogada e explodir a torcida rubro-negra por todo o Brasil. A partir daquele momento, ocorrido após uma semana de crise na Gávea e improvável conquista de título, Petkovic conseguiu lugar cativo na galeria de ídolos do Flamengo.

“Dez anos se passaram e parece que aconteceu ontem. A torcida lembra diariamente em qualquer lugar que vou. O dia 27 de maio é muito importante na minha vida e de muitas pessoas que respiram o Flamengo. Tive sorte de estar naquele momento e ter vivido ainda muitas emoções com a camisa rubro-negra. Percebo a cada dia a importância daquele gol na minha vida, na carreira e na família”, afirmou Petkovic.


Prestes a se aposentar
, Pet já era ídolo naquela época, mas não imaginava que se tornaria incontestável para o torcedor após o gol marcado. Ele retornou à Gávea, em 2009, e contra a opinião de muitos ainda conseguiu ser útil e ajudar o Flamengo a conquistar o hexacampeonato brasileiro.

Para muitos, o “Gol do Pet” está na galeria dos mais importantes da história do clube. Ele divide espaço com o de Rondinelli (1978), Nunes, contra o Atlético-MG, em 1980, inúmeros gols marcados por Zico, e o mais recente feito por Ronaldo Angelim em cima do Grêmio, em 2009.

“Nunca esperamos uma situação dessas. O jogador sonha, mas não espera que aconteça dessa forma. Vivi pelo menos um minuto intenso após aquele gol e tudo passou pela minha cabeça. Era como se estivesse me libertando de algo, libertando os torcedores, que sempre me ajudaram. A minha gratidão pelo Flamengo será eterna e esse momento jamais será esquecido. Os anos passam, outros jogadores surgem, mas esse dia está marcado”, encerrou.

Na época do histórico gol, a internet já era realidade, porém, não contava com o número de redes sociais que existem atualmente. Se antes, Pet recebia todas as homenagens por telefone, ao vivo, cartas e até telegramas. Hoje, a hashtag #goldopet10anos, no twitter, é mais uma forma de os rubro-negros recordarem a tarde de domingo que segue embalando inúmeras gerações de torcedores.