Topo

Sport anuncia decisão da Justiça que força CBF a tirar título brasileiro do Fla

Segundo Sport, Ricardo Teixeira e o Flamengo têm 48h para recorrer da decisão - Folhapress e Vipcomm
Segundo Sport, Ricardo Teixeira e o Flamengo têm 48h para recorrer da decisão Imagem: Folhapress e Vipcomm

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/05/2011 20h22

A novela envolvendo quem é legítimo campeão da Copa União de 1987, o Campeonato Brasileiro da época, ganhou mais um capítulo no início da noite desta sexta-feira. De acordo com diretor jurídico do Sport, Arnaldo Barros, a Justiça Federal derrubou a resolução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que colocava Flamengo e Sport como vencedores da competição.

WILLIANS É REINTEGRADO NO FLAMENGO

  • Vinicius Castro/UOL

    Uma ligação de Willians para se desculpar com os pais do meia Negueba garantiu a sua reintegração ao elenco do Flamengo. A informação foi divulgada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio.

Segundo Barros, a Justiça Federal ordenou que a CBF reconheça somente o rubro-negro pernambucano como o legítimo campeão e deu um prazo de 48h para que a entidade que rege o futebol nacional edite uma nova resolução dizendo que o Sport é o único que pode ser considerado vencedor da Copa União de 1987.

“Acabei de pegar a decisão, que foi no sentido de expedir uma carta precatória para a CBF na pessoa do Sr. Ricardo Teixeira ou de quem responder por ele, dando um prazo de 48 horas para que ele revogue a resolução número 2 de 2011. Ele ainda tem o mesmo prazo para editar uma nova resolução afirmando expressamente que o Sport é o único campeão do Campeonato Brasileiro de 1987”, explicou Arnaldo Barros.

Ainda de acordo com o advogado, a CBF e, até mesmo Ricardo Teixeira, podem ser multados e punidos se não cumprirem o determinado em até 48h. “Se ele não atender a determinação, terá penalidades. Uma delas é uma multa de R$500,00 enquanto perdurar o descumprimento e até uma apuração de crime por desobediência.”

Entenda a polêmica envolvendo a Copa União

Em 1987 os maiores times do Brasil criaram o Clube dos 13 e um Brasileirão independente da CBF, a Copa União. Inicialmente, a entidade apoiou o torneio, mas depois criou o seu, o chamando de Módulo Amarelo, enquanto o outro virou Módulo Verde.

O Flamengo foi campeão do Módulo Verde vencendo o Inter na decisão. A CBF então convocou as duas equipes para fazerem um quadrangular final com Sport e Guarani, finalistas do Módulo Amarelo. Cariocas e gaúchos se recusaram a entrar na disputa, então a CBF oficializou o Sport, vencedor do Brasileirão da entidade, como campeão nacional de 1987.