Topo

Fifa diz que Teixeira está 'completamente limpo' após acusações de suborno

Presidente da CBF havia sido acusado de receber propina para apoiar a Inglaterra - Ana Carolina Fernandes/ Folhapress
Presidente da CBF havia sido acusado de receber propina para apoiar a Inglaterra Imagem: Ana Carolina Fernandes/ Folhapress

Das agências internacionais

Em Zurique (Suíça)

29/05/2011 16h13

Envolvido em um suposto caso de recebimento de propina para apoiar a Inglaterra na disputa para sediar a Copa do Mundo de 2018, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi inocentado neste domingo pela Fifa. O secretário-geral da entidade, Jeromé Valcke, afirmou que o dirigente brasileiro, ao lado de outros três acusados, estão “completamente limpos”.

Além de Teixeira, foram acusados de ter recebido propina para apoiar a candidatura inglesa os dirigentes Nicolas Leoz, Worawi Makudi e Jack Warner, sendo que apenas o último foi suspenso por tempo indeterminado, mas por conta do envolvimento em um outro suposto esquema, desta vez com o ex-candidato à presidência da Fifa, Mohamed bin Hammam.

As suspeitas em torno de Teixeira surgiram quando David Triesman, responsável pela candidatura inglesa, revelou no início deste mês que o presidente da CBF, ao lado de Warner, Leoz e Makudim, seriam culpados por uma conduta imprópria e antiética.

Neste fim de semana, a FA enviou os documentos, já apresentados em uma extensa reportagem da BBC inglesa, aos membros da Fifa. E foi, logo após a análise dessas informações, que Jeromé Valcke manifestou seu apoio aos acusados.

A Rússia venceu a disputa para sediar a Copa do Mundo de 2018, enquanto a Inglaterra recebeu apenas dois votos.